35.4 C
Rondonópolis
terça-feira, 21 outubro - 12:39
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesMercedes-Benz vence licitação da prefeitura de Salvador para fornecer 226 chassis Euro...

Mercedes-Benz vence licitação da prefeitura de Salvador para fornecer 226 chassis Euro VI financiados pelo PAC


Resultado foi oficializado nesta sexta-feira (10). Concorrência foi dividia em três lotes

ADAMO BAZANI

A Mercedes-Benz do Brasil venceu a licitação da prefeitura de Salvador para fornecer 226 chassis de ônibus a diesel com tecnologia padrão Euro 6 (obrigatória no Brasil desde janeiro de 2023) dentro de um financiamento obtido pelo município no âmbito do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), renovação de frota, do Governo Federal.

O resultado foi oficializado nesta sexta-feira, 10 de outubro de 2025.

Pelo modelo de contrato, a compra é feita pela prefeitura que, posteriormente, repassa os veículos para as empresas operadoras e os valores são compensados.

O principal critério foi o menor preço e as encarroçadoras serão definidas.

A fabricante alemã, com sede brasileira em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, venceu os três lotes da concorrência, que somam pouco mais de R$ 173 milhões (R$ 173.123.164,00).

Na justificativa da licitação, a Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) diz que por causa da queda de arrecadação e de demanda de passageiros do sistema de transportes em decorrência da pandemia de covid-19, não foi possível renovar a frota no ritmo habitual, o que provocou uma elevação na idade média dos coletivos de 6,5 anos em 2019 (que já era maior que os cinco anos previstos em contrato com as viações) para 8,3 anos em 2024.

“Nos últimos anos, observou-se uma redução da demanda, intensificada durante a pandemia, o que contribuiu para o aumento da idade média da frota — de 6,5 anos em 2019 para 8,3 anos em 2024 — ultrapassando o limite contratual de 5 anos. Essa defasagem eleva custos operacionais, reduz a disponibilidade dos veículos, compromete o conforto e a eficiência do serviço e aumenta as emissões de gases de efeito estufa, estimulando o uso do transporte individual motorizado”

O sistema de ônibus municipais de Salvador tem 1.947 coletivos, dois quais, somente apenas 102 mais novos, sendo oito elétricos, e 94 Euro a diesel VI.

A malha é composta por 212 linhas que transportam mais de 1,1 milhão de passageiros por dia nas três regiões operacionais da cidade.

Os atuais contratos com as viações foram assinados em 2014 e têm validade de 25 anos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments