Publicado em: 4 de novembro de 2025

Diário do Transporte está no Chile e acompanha na representante Kaufmann a apresentação do modelo
ADAMO BAZANI
Colaborou Arthur Ferrari
Recentemente apresentada ao mercado, a nova geração do O500 rodoviário da Mercedes-Benz El Más Potente para operações severas, configurado nos padrões Euro 6 de redução de poluição, já tem cerca de 100 unidades vendidas para o Chile.
A produção é a partir de São Bernardo do Campo (SP), no Brasil.
Com o bom sentido da palavra, esse ônibus é um “monstro”.
O modelo foi concedido em 2018 para operar em regiões como áreas de mineração, gelo, vias com sal, deserto e muita “pauleira”.
Ele é tão forte que nasceu do seu irmão de marca, o poderoso caminhão extrapesado Actros.
O gerente de vendas e marketing para a América Latina da Mercedes-Benz, Augusto França, conversou com o Diário do Transporte que está no Chile e vai fazer uma viagem pela região das Cordilheiras com este super ônibus.
Na atual versão Euro 6, o ônibus está com novos sistemas automáticos de segurança e aguenta agora uma carga maior. A capacidade foi ampliada em uma tonelada, passando para 20 toneladas na versão dois eixos (4×2) e 25 toneladas na de três eixos (6×2).
Os ônibus chegam ao mercado com as seguintes denominações: O bovo O 500 RS 2045 4×2 (motor de 450 cavalos e também uma tonelada a mais nos eixos) e Novo O 500 RSD 2548 6×2 (motor de 480 cavalos e uma tonelada a mais de capacidade nos eixos).
Novo O 500 desde Euro 3 até Euro 6 com motor OM 460 LA de 6 cilindros e 12,9 litros, similar à versão consagrada do caminhão extrapesado Mercedes-Benz Actros.
Entre suas características destacam-se o aumento da capacidade volumétrica para 12,9 litros, o novo turbocompressor com pressão de 2.4 bar e a nova pressão de injeção de diesel de 2.200 bar para garantir uma melhor pulverização do combustível e uma queima de combustível mais efetiva.
Além do motor Mercedes-Benz OM 460, o trem de força dos ônibus rodoviários Novo O 500 conta com a robusta transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas, com Over Drive e Direct Drive e sistema de freio auxiliar Intarder.
Entre as principais características da Traxon incluem-se uma estratégia de mudanças de marcha que prioriza a economia de combustível, funcionamento silencioso, alto torque de entrada, menor volume de óleo lubrificante e menor custo de manutenção.
Veja nota completa da Mercedes-Benz
- Primeiras 100 unidades do chassi de ônibus rodoviário Novo O 500 “el más potente” Euro 6 foram encomendadas por clientes chilenos
- Exportação é uma parceria com a Daimler Latina, unidade regional da Daimler Buses, e o Grupo Kaufmann, representante da Mercedes-Benz no Chile
- Primeiros pedidos já foram produzidos e demais estão em processo de produção na fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo
- Argentina, Chile, Peru e Colombia se consolidam como os principais impulsionadores do crescimento nas vendas de ônibus da marca para o mercado externo em 2025
- Motor Mercedes-Benz do Novo O 500, acoplado à transmissão automatizada ZF Traxon, é destaque pela robustez e desempenho
- Chassis de ônibus rodoviários Mercedes-Benz são referência de mercado em tecnologias de segurança
Em mais um passo marcante no crescimento das exportações dos chassis de ônibus rodoviário Novo O 500 “el más potente” de 450 e 480 cavalos, a Mercedes-Benz do Brasil inicia agora a venda da versão com motor compatível com o padrão Euro 6. Os clientes chilenos encomendaram as 100 primeiras unidades e os primeiros pedidos já foram produzidos e demais estão em processo de produção na fábrica de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo.
Essa exportação é uma parceria com a Daimler Latina, unidade regional da Daimler Buses, e o Grupo Kaufmann, representante da Mercedes-Benz no Chile.
Além da motorização mais potente, os chassis da família Novo O 500 contemplam maior capacidade de carga. Assim, chegam ao mercado com as seguintes denominações: Novo O 500 RS 2045 4×2 (motor de 450 cavalos e também uma tonelada a mais nos eixos) e Novo O 500 RSD 2548 6×2 (motor de 480 cavalos e uma tonelada a mais de capacidade nos eixos).
Os chassis Novo O 500 RS e RSD “el más potente” passaram a integrar o portfólio Mercedes-Benz para países da região andina, como também de outros mercados da América Latina.
Nessa região, os ônibus rodoviários Novo O 500 atendem aos segmentos de turismo, transporte intermunicipal e fretamento, caso severas rotas de mineração. Robustos e resistentes, com eficiência, conforto e segurança, eles superam os desafios mais adversos da Cordilheira dos Andes, como temperaturas abaixo de zero e altitudes até 5.000 metros.
“Lançado em julho de 2023, o sucesso comercial do Novo O 500 teve início com uma venda discreta para clientes do Chile, Peru e Guatemala. A performance excelente e a rentabilidade do veículo foram reconhecidas rapidamente pelos operadores. Como decorrência, os volumes superaram as expectativas iniciais em mais de 150%, com mais de 370 unidades exportadas no ano de sua chegada àquelas regiões”, destaca Jens Burger, diretor geral do Regional Center Daimler Latina.
“Com o êxito crescente do Novo O 500, chegamos a 1.901 unidades exportadas desde o seu lançamento, sendo aproximadamente 860 unidades só em 2025. Paralelamente, expandimos horizontes. Além de Chile e Peru, que são os maiores compradores do Novo O 500, já comercializamos esses chassis de ônibus rodoviários para Guatemala, Colômbia, Costa Rica, Uruguai, Paraguai, Argentina, México, Egito, Singapura e Indonésia”, informa Jens Burger.
Parceria com a Kaufmann foi decisiva para o sucesso do Novo O 500 no Chile
De acordo com Jens Burger, a parceira com o Grupo Kaufmann foi decisiva para o sucesso do Novo O 500 no Chile. “Nosso representante local, de longa tradição e vivência no mercado chileno e latino-americano, agregou muito conhecimento e experiência acerca do produto, como também dos perfis das empresas operadoras e da realidade operacional local. Isso trouxe importante contribuição aos nossos times de Engenharia, Vendas, Marketing e Pós-Venda no desenvolvimento e produção do Novo O 500 para o mercado chileno”.
“Nos últimos dois anos, desde o lançamento em 2023, passamos por um intenso processo de implementação da marca e dos nossos produtos. Foi um período desafiador, mas também muito enriquecedor, no qual demonstramos a capacidade de colocar os veículos nas ruas, trabalhando e gerando receita para nossos clientes. Esses produtos são desenvolvidos precisamente para isso: para produzir. Essa experiência nos permitiu nos adaptar e nos preparar de forma sólida para a chegada da norma Euro 6 em janeiro, tanto em nossas operações e atendimento nas filiais quanto nos processos internos de suporte. Foram dois anos de aprendizagem e domínio da tecnologia e eletrônica que nos deixam prontos para essa grande mudança.”
Mercedes-Benz do Brasil cresce 50% nas exportações de ônibus em 2025
O sucesso comercial do Novo O 500 contribui para que a Mercedes-Benz do Brasil reforce sua posição como maior polo exportador de ônibus da Daimler Buses na América Latina, alcançando um crescimento de cerca de 50% nas vendas acumuladas de janeiro a setembro de 2025 – um salto de 2.963 para 4.440 unidades em relação ao mesmo período de 2024.
“Esse desempenho reflete a força industrial e a competitividade da operação brasileira, que segue atendendo com excelência mercados estratégicos em diversos continentes”, afirma Jens Burger.
A região latino-americana continua sendo o principal destino das exportações de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. De janeiro a setembro de 2025, o volume total de exportações para a América Latina somou 3.830 unidades, com um crescimento de mais de 46% em relação ao mesmo período de 2024 (2.621 unidades).
Entre os países latino-americanos, Argentina, Chile e Peru se consolidam como principais impulsionadores do crescimento nas vendas de ônibus da marca no mercado externo em 2025. A Argentina registrou o maior avanço percentual, de mais de 95%, quase dobrando o volume de unidades enviadas (de 1.181 para 2.305).
O Chile, por sua vez, também manteve posição de destaque regional, com alta de mais de 33% e 518 unidades exportadas, representando aproximadamente 12% do total latino-americano. Já o Peru apresentou crescimento de 56%, fortalecendo a presença da marca em um mercado cada vez mais competitivo e em expansão.
“Esses resultados demonstram a confiança dos clientes na qualidade, durabilidade e eficiência dos chassis de ônibus rodoviários Mercedes-Benz, que são concebidos e desenvolvidos para operações severas em altitude, topografia e clima”, afirma Jens Burger.
Um ônibus desenvolvido para diversos segmentos de operações
“O grande sucesso do Novo O 500 é fruto do desenvolvimento conduzido pela Mercedes-Benz do Brasil com foco numa solução para necessidades de operadores de ônibus da América Latina, especialmente de regiões andinas”, diz Augusto França, gerente de Vendas e Marketing de Ônibus do Regional Center Daimler Latina. “Essa nova configuração do veículo atende a um perfil de cliente e de operação que vinha mudando. Para isso, precisávamos de um motor mais potente, uma transmissão e eixos mais robustos, além de novos sistemas de segurança atualmente exigidos pelas companhias de mineração e compatíveis com exigências internacionais. Com estes modelos, equalizamos as tecnologias entre os veículos produzidos na matriz na Alemanha e os produzidos no Brasil”.
Segundo Augusto França, um grande desafio do desenvolvimento era ter um produto de excelência para condições extremas de aplicação. “Todo o nosso time atuou para isso, contando com as parcerias de equipes da fábrica, dos representantes e até dos clientes. Diante desse cenário, quero destacar a capacidade da Engenharia e da Linha de Produção de Ônibus 4.0 da planta da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, onde são fabricados os chassis Novo O 500 para atender vários países, de acordo com suas respectivas legislações de emissões, sejam Euro 3, 5 ou 6”.
Mais potentes, mais robustos e mais completos
Além dos consagrados modelos Euro 5, a Mercedes-Benz disponibiliza também o Novo O 500 RS e e RSD com tecnologia Euro 3 para atender aos países com este padrão de emissão.
Com isso, a marca completa a família do Novo O 500 desde Euro 3 até Euro 6 com motor OM 460 LA de 6 cilindros e 12,9 litros, similar à versão consagrada do caminhão extrapesado Mercedes-Benz Actros.
“Para obter mais potência e eficiência, lançamos os chassis do Novo O 500 com o motor OM 460 para atender principalmente os países andinos e outros mercados latino-americanos. Entre suas características destacam-se o aumento da capacidade volumétrica para 12,9 litros, o novo turbocompressor com pressão de 2.4 bar e a nova pressão de injeção de diesel de 2.200 bar para garantir uma melhor pulverização do combustível e uma queima de combustível mais efetiva”, ressalta Harley Barbieri, gerente de Marketing de Produto & Pós-venda Ônibus do Regional Center Daimler Latina. “Além disso, os veículos contam com uma nova arquitetura eletrônica e com um sistema de arrefecimento inteligente que possibilita uma redução real de consumo de combustível”.
Economia de até 10% no consumo em elevadas altitudes
“Os testes na Cordilheira dos Andes, no Peru, nos trouxeram um excelente resultado: os ônibus Novo O 500 chegaram a economizar até 10% de combustível, em comparação ao portfólio anterior, conforme as condições da estrada e o estilo de condução do motorista. Isso se deve à harmonia do trem de força, que se destaca pelo novo motor Mercedes-Benz OM 460 LA, pela transmissão automatizada ZF Traxon e os eixos traseiros mais robustos”, diz Harley Barbieri. “Nos testes da região andina peruana, este conjunto motriz reafirmou sua robustez e resistência, chegando a operar com folga em subida constante por 3 a 4 horas, condição bastante comum nessa topografia. Além disso, é importante destacar que as avançadas tecnologias dos Novos O 500 oferecem um alto padrão de conforto e segurança para os passageiros e de condução para o motorista”.
Além do motor Mercedes-Benz OM 460, o trem de força dos ônibus rodoviários Novo O 500 conta com a robusta transmissão automatizada ZF Traxon de 12
marchas, com Over Drive e Direct Drive e sistema de freio auxiliar Intarder.
Entre as principais características da Traxon incluem-se uma estratégia de mudanças de marcha que prioriza a economia de combustível, funcionamento silencioso, alto torque de entrada, menor volume de óleo lubrificante e menor custo de manutenção.
Referência em tecnologias de segurança avançada
A Mercedes-Benz do Brasil tem consolidado os ônibus Novo O 500 como os mais completos em tecnologias de segurança. Entre os seus diferenciais incluem-se o ABA 5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência, assistente de ponto cego e o controle inteligente do farol alto, além de vários itens já consagrados no mercado.
O sistema de frenagem de emergência (ABA 5) intervém em caso de colisão iminente com veículos em movimento ou parados na via, além de reconhecer ciclistas e pedestres, o que é um grande diferencial dessa tecnologia. No caso do assistente de ponto cego (SGA), o sistema identifica o que acontece do lado direito do ônibus, local onde se faz necessária maior atenção para o motorista, detectando pedestres, ciclistas e automóveis na via, parados ou em movimento. Segurança e comodidade para o condutor do ônibus também são garantidas pelo controle inteligente de farol alto (IHC). O sistema opera de forma autônoma, reduzindo o farol alto quando a câmera detecta luminosidade contraria, e assim o motorista pode se concentrar ainda mais na via e no tráfego.
Mais itens de segurança disponíveis para o Novo O 500:
- LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa.
- ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo.
- TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus.
- Piloto automático de velocidade.
- ESS – sinalização de parada de emergência.
- Sistema de auxílio em rampa.
- Top-Brake – sistema auxiliar de freio.
- Sistema anti-tombamento.
- EBS – sistema eletrônico de freios.
- ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente.
- ESP – controle eletrônico de estabilidade.
O inovador tratamento anticorrosivo de chassis de ônibus
Atendendo às necessidades de clientes, a Mercedes-Benz desenvolveu o processo inovador do mercado para tratamento anticorrosivo dos chassis de ônibus da marca, ampliando ainda mais o padrão de qualidade e resistência dos produtos.
“Essa proteção especial aplicada no chassi é indicada para veículos de fretamento que transportam funcionários e transitam em ambientes de operações severas, com alto grau de salinidade, altas taxas de umidade, baixas temperaturas e calor intenso, o que ocorre, por exemplo, no setor da mineração”, afirma Harley Barbieri. “Ou seja, os chassis de ônibus da marca saem de fábrica ainda mais protegidos contra corrosões e outros impactos derivados de condições extremas de aplicação do veículo. Isso exige menos manutenção da estrutura do chassi e assegura maior durabilidade do ônibus”.
Além da aplicação do tratamento anticorrosivo do chassi, estes veículos recebem pneus especiais para operações severas e um pacote de segurança ampliado, podendo circular tanto nos ambientes da mineração, como pelas cidades.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Arthur Ferrari


