Publicado em: 2 de setembro de 2025
Diário do Transporte constatou problema tanto nas Estações Santo André e Celso Daniel
ADAMO BAZANI
Colaborou Vinícius de Oliveira
O Diário do Transporte constatou nesta segunda-feira, 1 º de setembro de 2025, que mesmo com o fim do Serviço 710 por causa da concessão à iniciativa privada da linha 7-Rubi, dentro do projeto do Trem Intercidades até Campinas que ainda será construído, estações da linha 10-Turquesa, como Celso Daniel-Santo André e Tamanduateí estão com as placas de indicação de embarque nas plataformas como Jundiaí, o que não condiz com a realidade já que os trens vão agora apenas até Barra Funda, onde é necessário embarcar em outra composição para seguir até Jundiaí.
Além disso, os trens já vêm com Barra Funda no letreiro eletrônico.
Esta sinalização antiga pode confundir o passageiro menos frequente na linha que pode ficar esperando o “Jundiaí” e perdendo tempo ou mesmo fazer o usuário mais habitual pensar que o 710 voltou e junto com este retorno (que não é real), a possibilidade de ir até Jundiaí com a linha 10.

Foto: Adamo Bazani/Diário do Transporte
O serviço 710 “emendava” as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa. Com um único trem, era possível seguir de Rio Grande da Serra a Jundiaí.
Desde 28 de agosto de 2025, após o início da operação da concessionária TIC Trens (Grupo Comporte, de ônibus, e a chinesa CRRC), isso não é mais possível.
A separação tem causado transtornos para os usuários por causa da perda de tempo entre desembarcar em um trem, mudar o lado da plataforma e esperar o outro para embarcar.
A estação Barra Funda, onde esta troca deve ocorrer, se tornou um verdadeiro transtorno em horários de pico. A intenção de tornar a Barra Funda numa espécie de “hub ferroviário” é alvo de críticas dos especialistas ouvidos pelo Diário do Transporte justamente por ir na contramão, segundo eles, do conceito de trens metropolitanos que é permitir uma ligação mais cômoda e rápida ligando áreas distantes numa mesma região metropolitana.
Relembre:
“Hub” ferroviário na Barra Funda com fim do Serviço 710 se tornou transtorno e atraso para os passageiros, como previu especialista ao Diário do Transporte
O Diário do Transporte questionou a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) quando a sinalização vai ser atualizada e porque não foi antes.
Como resposta, a estatal disse que “A comunicação visual das estações com as mudanças das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa está em implantação de forma gradual. Todas as atualizações iniciaram no início da nova circulação para não confundir o passageiro”.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Vinícius de Oliveira