Publicado em: 13 de outubro de 2025
Com metade das obras civis finalizadas, conexão entre as Linhas 2-Verde e 4-Amarela avança em uma das áreas mais movimentadas de São Paulo
YURI SENA
O Metrô de São Paulo concluiu a escavação do trecho sul do novo túnel de interligação entre as estações Consolação, da Linha 2-Verde, e Paulista, da Linha 4-Amarela. A seção, com cerca de 8 metros de extensão e 7,42 metros de diâmetro, foi escavada no sentido Consolação, sob a via 1 da Linha 2-Verde, resultando na retirada de aproximadamente 180 metros cúbicos de terra.
No trecho norte, sentido Paulista, cerca de 47% das escavações já foram concluídas, com 1.520 metros cúbicos de solo removido. No total, aproximadamente metade das obras civis do túnel — que terá 90 metros de extensão — já foi executada, com a retirada de mais de 4 mil metros cúbicos de terra, além da aplicação de 880 metros cúbicos de concreto e 52 toneladas de aço.
Localizada no encontro das avenidas Paulista e Consolação, a obra enfrenta desafios devido ao espaço reduzido e à movimentação intensa da região, o que exige planejamento e monitoramento constantes. As escavações são realizadas a partir de um poço de 31,5 metros de profundidade na Avenida Paulista, entre as ruas Consolação e Bela Cintra — estrutura que futuramente servirá para ventilação e exaustão do novo túnel.
Os trabalhos utilizam o método NATM (Método Austríaco de Túnel), técnica que permite lidar com diferentes condições geológicas. O processo inclui tratamento prévio do solo, escavação em pequenos avanços e aplicação imediata de suporte com concreto projetado, cambotas e tela metálica.
Mais de 80 profissionais participam da execução, que envolve equipamentos como guindaste, escavadeira hidráulica, caminhões basculantes e perfuratriz elétrica. A nova conexão entre as duas linhas deve facilitar o fluxo de passageiros e reduzir o tempo de deslocamento na região central da capital.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte