Publicado em: 10 de fevereiro de 2025
Metrô de Moscou inicia treinamento de cães-guia para auxiliar passageiros com deficiência visual
Desde 2014, mais de 400 animais foram treinados; eles aprendem a passar por catracas, subir e descer escadas rolantes e recuperar itens caídos
ALEXANDRE PELEGI
O Metrô de Moscou realizou as primeiras sessões de treinamento de cães-guia do ano. Doze futuros cães de serviço começaram suas lições.
Desde 2014, mais de 400 cães-guia foram treinados no metrô sob a supervisão de inspetores do Centro de Mobilidade de Passageiros e especialistas da Escola de Treinamento de Cães-Guia da Associação de Cegos de Toda a Rússia.
Raças de cães como Labrador Retriever, Golden Retriever, Pastor Alemão e Pastor do Leste Europeu são mais adequadas para a função de cães-guia.
Durante o treinamento, os cães aprendem a passar por catracas, subir e descer escadas rolantes e recuperar itens caídos. Eles se adaptam rapidamente ao ruído e a grandes multidões.
Após a conclusão do treinamento, esses assistentes de quatro patas navegam pelo metrô com facilidade e permanecem calmos em ambientes movimentados.
Maksim Liksutov, vice-prefeito de Moscou para Transportes e Indústria, conta que em 2025, 40 cães-guia serão treinados no Metrô de Moscou e, no futuro, ajudarão passageiros cegos e com deficiência visual a viajar com segurança.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes