Publicado em: 4 de fevereiro de 2025
Consórcio AlphaGeos será responsável pelos estudos e sondagens que irão embasar o desenvolvimento do projeto da nova linha, que ligará a Água Branca a Santo André
YURI SENA
Nesta terça-feira, 4 de fevereiro de 2025, o Metrô de São Paulo anunciou o vencedor de uma licitação para o desenvolvimento da Linha 20-Rosa.
O consórcio AlphaGeos, formado pelas empresas Alphageos Tecnologia Aplicada S.A., EPT – Engenharia e Pesquisas Tecnológicas S/A e FG Fundações e Geotecnia Ltda., será o responsável pela execução das investigações geotécnicas, sondagens e ensaios especiais, essenciais para o desenvolvimento do projeto básico da nova linha.
A linha 20-Rosa irá conectar a região da Água Branca até Santo André, no ABC Paulista, contando com integração com as linha 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e 6-Laranja do Metrô e com as linhas 7-Rubi e 8-Diamante de trens urbanos, além da futura linha 22-Marrom. O trajeto terá extensão de 31,1 km, contando com 24 estações e atendendo também o município e São Bernardo.
Os trabalhos de investigação geotécnica abrangem todo o trajeto da Linha 20-Rosa, iniciando-se na área entre a confluência da Avenida Marquês de São Vicente e a Rua Torres da Barra, na cidade de São Paulo, até as proximidades da confluência da Avenida Antônio Cardoso com a Rua Aimberê, no município de Santo André.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte