Publicado em: 21 de novembro de 2024
Relatório de outubro de 2024 destaca progresso na Linha 2-Verde, com impermeabilização de túneis e lajes de fundo em andamento em diversas estações
ALEXANDRE PELEGI
O relatório de empreendimentos do Metrô de São Paulo, referente a outubro de 2024, revela avanços significativos em diversas obras e projetos.
A Linha 2-Verde, com a extensão entre Vila Prudente e Penha, tem como foco principal a redução da concentração de passageiros nas Linhas 3-Vermelha e 11-Coral da CPTM. O trecho, com 8 km de extensão operacional e 8 estações, beneficiará bairros como Vila Invernada, Jardim Anália Franco, Vila Formosa, Vila Carrão, Vila Manchester, Aricanduva e Penha.
Destaques do relatório:
Linha 2-Verde (Vila Prudente – Penha):
Impermeabilização de túneis e lajes de fundo em andamento em diversas estações, incluindo Orfanato, Santa Clara e Anália Franco;
Escavações e estruturas de concreto em progresso nas estações Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi e Aricanduva;
Avanço da tuneladora (SHIELD) na escavação do túnel de via.
Linha 15-Prata (Ipiranga – Jacu-Pêssego):
Cravação de perfis metálicos e concretagem de pilares em andamento nas estações Boa Esperança e Jacu-Pêssego;
Execução de fundações e vigas travessas no Pátio Ragueb Chohfi e na Estação Ipiranga;
Lançamento de vigas-guia e concretagem de pilares da via elevada entre as estações Boa Esperança e Jacu-Pêssego;
Chegada do trem S29 no Porto de Santos.
Linha 17-Ouro (Aeroporto de Congonhas – Morumbi):
Instalação de guarda-corpos, vidros da cobertura e pastilhas em andamento nas estações Washington Luís, Aeroporto de Congonhas e Brooklin Paulista;
Instalação de cubículos em salas técnicas nas estações Vereador José Diniz e Campo Belo;
Conclusão da instalação da cobertura da plataforma nas estações Vila Cordeiro e Chucri Zaidan.
Modernização das Linhas 1, 2 e 3:
Operação comercial do CBTC (Communication Based Train Control) iniciada na Linha 1-Azul em novembro de 2022;
Operação comercial do CBTC e das Portas de Plataforma na Estação Vila Madalena da Linha 2-Verde em março de 2020;
Testes do sistema CBTC em andamento na Linha 3-Vermelha.
Instalação de Portas de Plataforma:
Portas de plataforma em operação ou em fase de testes em diversas estações das Linhas 1, 2 e 3.
Ampliação da Estação São Joaquim (Linha 1-Azul):
Concretagem de paredes e montagem de armação em andamento no novo Edifício Técnico Operacional.
Obras em andamento na Rua Vergueiro, incluindo armação de viga de coroamento e escavação para estacas barretes.
Ampliação da Estação Vila Prudente (Linhas 2-Verde e 15-Prata):
Execução de estruturas do novo canal de ventilação da Plataforma 2 da Linha 2-Verde;
Instalação de novas escadas fixa e rolante na Plataforma 2 da Linha 2-Verde;
Túnel de Conexão Consolação (Linha 2-Verde) – Paulista (Linha 4-Amarela):
Escavação e revestimento primário do poço de escavação do túnel concluídos;
Impermeabilização em andamento no poço principal.
O relatório destaca a implementação de tecnologias que visam proporcionar mais conforto, segurança e eficiência aos usuários do Metrô de São Paulo. A operação automatizada de trens, o sistema de sinalização CBTC, as portas de plataforma e os sistemas de monitoramento por câmeras são alguns exemplos dessas inovações.
Além disso, o Metrô ressalta a importância das obras para a redução de poluentes atmosféricos e gases de efeito estufa, contribuindo para um transporte público mais sustentável.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes