Publicado em: 24 de julho de 2025
Objetivo é avaliar o grau de maturidade institucional no tema diversidade e inclusão, e desenvolver políticas alinhadas às melhores práticas do mercado
ALEXANDRE PELEGI
A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) firmou contrato com a empresa Diversitera Consultoria para a realização de um Censo da Diversidade com todos os seus empregados ativos.
O objetivo é mapear o perfil sociodemográfico dos cerca de 6 mil colaboradores da companhia, com foco em marcadores como gênero, raça/etnia, orientação sexual, deficiência, geração e religião.
A pauta da diversidade tem ganhado espaço nas estratégias empresariais no Brasil, deixando de ser apenas um ideal social para se tornar um fator estratégico de gestão. Cada vez mais empresas reconhecem que ambientes inclusivos promovem inovação, aumentam a produtividade e fortalecem a reputação institucional.
A construção de políticas ativas de diversidade — com foco em gênero, raça, orientação sexual, pessoas com deficiência, entre outros marcadores sociais — tem se consolidado como parte essencial dos planos de negócios e de sustentabilidade corporativa.
O contrato firmado pelo Metrô de SP, no valor total de R$ 60 mil, terá duração de seis meses e prevê a execução dos serviços em cinco. A iniciativa está a cargo da Gerência de Recursos Humanos (GRH) do Metrô e será conduzida em etapas, que incluem desde a estruturação e aplicação da pesquisa até a análise dos dados e apresentação de relatórios. Também está prevista a entrega de um plano de ação com sugestões para promoção de inclusão e equidade.
A metodologia adotada garantirá o anonimato dos respondentes, com aplicação via plataforma digital acessível por computadores e dispositivos móveis. A pesquisa será precedida por palestras de sensibilização direcionadas às lideranças e aos empregados, realizadas por meio da plataforma Microsoft Teams.
Os resultados permitirão ao Metrô avaliar o grau de maturidade institucional no tema diversidade e inclusão, identificar possíveis situações de discriminação e desenvolver políticas alinhadas às melhores práticas do mercado. Ao final do processo, a consultoria entregará uma base de dados anonimizada, respeitando as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A contratação desse censo aponta que a companhia está preocupada a promoção de um ambiente de trabalho mais diverso, seguro e inclusivo.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes