Publicado em: 7 de julho de 2025
Nova fase da obra deve atender 400 mil passageiros por dia até 2027
YURI SENA
O Metrô de São Paulo deu início a uma nova etapa da expansão da Linha 15-Prata com o lançamento das primeiras vigas-guia rumo à futura estação Ipiranga.
A instalação das estruturas de concreto marca um passo importante na extensão do monotrilho, que deverá beneficiar até 400 mil passageiros diariamente a partir de 2027.
As vigas guia são estruturas por onde os trens do monotrilho circulam e exigem alta precisão para garantir a segurança da operação. Nesta fase, estão previstas a instalação de 110 vigas, cada uma com aproximadamente 70 toneladas, 2 metros de altura e 28 metros de comprimento. A operação de lançamento das vigas utiliza dois guindastes de alta capacidade, com 300 e 275 toneladas, que atuam de forma sincronizada para assegurar o posicionamento exato de cada peça.
O lançamento das vigas está sendo realizado em etapas para minimizar o impacto na região e será intensificado ao longo do segundo semestre deste ano. A previsão é que a estação Ipiranga esteja finalizada até 2027, ampliando significativamente a mobilidade urbana na zona leste da capital.
Nova estação Ipiranga
Com 10,7 mil m² de área construída, a nova estação Ipiranga contará com dois níveis interligados por seis elevadores, 12 escadas rolantes e dois acessos externos. A infraestrutura também prevê um bicicletário com 150 vagas, reforçando o compromisso com a mobilidade ativa e sustentável. A estimativa é que a estação atenda cerca de 28 mil usuários por dia.
A nova parada fará conexão com a Linha 10-Turquesa da CPTM, oferecendo mais alternativas de trajeto e facilitando o deslocamento entre zonas distintas da capital.
Expansão da Linha 15-Prata
Além da estação Ipiranga, no sentido oeste, a Linha 15-Prata será ampliada também no sentido leste, com as futuras estações Boa Esperança e Jacu Pêssego, que acrescentarão mais 3 quilômetros de trilhos ao sistema. Ao todo, a extensão da linha somará 4,8 km de novos trilhos, consolidando o monotrilho como uma das principais soluções de transporte na zona leste paulistana.
A ampliação reforça o compromisso do Governo de São Paulo com a melhoria da mobilidade urbana, oferecendo mais conforto, acessibilidade e integração aos passageiros.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte