Publicado em: 16 de agosto de 2025
Objetivo é absorver aumento de demanda previsto; primeira frente de obra está concentrada na extremidade norte da plataforma sentido Jabaquara
ALEXANDRE PELEGI
As obras de ampliação e modernização da estação São Joaquim, da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo, avançam em novas frentes. Nesta semana, a estação recebeu tapumes na plataforma para o início da ampliação, medida necessária para suportar o crescimento da demanda previsto com a futura integração à Linha 6-Laranja.
Segundo o Metrô, os trabalhos serão realizados de forma gradativa nas extremidades das plataformas, sempre com a instalação de barreiras de proteção para preservar a segurança dos passageiros e manter a operação em funcionamento. A primeira frente de obra está concentrada na extremidade norte da plataforma sentido Jabaquara, com previsão de avanço nas próximas semanas.
Durante os horários de pico, funcionários estarão disponíveis para orientar o embarque e desembarque dos usuários. Já na área isolada pelo tapume, um colaborador de empresa contratada auxiliará os passageiros durante toda a operação comercial.
Além da ampliação das plataformas, o projeto inclui um novo mezanino, a remodelação dos acessos e a construção de um edifício técnico operacional de sete andares. A modernização também prevê a instalação de 15 novas escadas rolantes e seis elevadores, ampliando a acessibilidade.
Com as intervenções, a capacidade de atendimento da estação deverá saltar dos atuais 30 mil passageiros por dia para 200 mil, tornando a São Joaquim um dos principais pontos de integração do sistema metroviário paulista.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes