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Metrô e Defesa Civil realizam simulado de evacuação na estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna nesta sexta-feira (31)


Imagem meramente ilustrativa

Exercício integra programa permanente de capacitação e aprimoramento dos protocolos internos de segurança

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Nesta sexta-feira, 31 de outubro de 2025, às 10h, o Metrô realizará na estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna, da Linha 1-Azul, um simulado de evacuação em cenário de alagamento. O exercício faz parte do programa permanente de capacitação e aprimoramento dos protocolos internos de segurança. A ação tem o objetivo de treinar as equipes operacionais em ambiente controlado, permitindo o aperfeiçoamento das estratégias de resposta e a validação dos procedimentos que seriam adotados em uma ocorrência real.

No simulado, após o envio do alerta emitido pelo Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil Estadual (CGE), dois trens serão utilizados para a evacuar os passageiros da estação. Essas composições partirão da estação Tucuruvi e seguirão direto até a estação Jardim São Paulo Ayrton Senna já com o público que participará do exercício embarcado. O acesso dos demais passageiros à estação ficará bloqueado por cerca de 12 minutos, tempo previsto para a realização integral do simulado, que foi planejado de forma a interferir o mínimo possível na operação comercial. Além da Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros também participará do evento, reforçando a integração entre os órgãos de resposta emergencial. Os passageiros que utilizam a estação Jardim São Paulo serão informados sobre a realização do simulado por meio de cartazes e avisos sonoros na estação.

Estação passou por obras civis para minimizar impactos das chuvas

A estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna passou por diversas intervenções com foco em reforço estrutural, melhoria da drenagem e aumento da segurança operacional para minimizar os impactos das chuvas. Entre as principais ações, destacam-se a implementação de reforço estrutural metálico nos muros de acesso, o alteamento e aumento do comprimento da mureta para contenção de fluxo de água, bem como a reforma do gradil de proteção das grelhas. Também foi realizada a construção de um degrau (barreira) com realocação da grelha de drenagem, proporcionando melhor direcionamento do escoamento e mitigando riscos de infiltração.

Além disso, foram realizadas melhorias no sistema de bombeamento, incluindo a substituição e revisão das bombas de infiltração e esgoto, a instalação de bombas, extensões e mangotes prontos para uso emergencial, e a implementação de um kit de bombas de emergência, utilizado em situações em que há necessidade de drenagem aumentando a prontidão operacional. Também foi instalada uma chave na Sala de Supervisão Operacional (SSO) que permite o desligamento da linha de bloqueios (catracas) em situações de inundação, eliminando riscos de choque elétrico e elevando a segurança e a confiabilidade do sistema.

No dia 24 de janeiro deste ano, uma forte tempestade atingiu a cidade de São Paulo e provocou uma intensa enxurrada que invadiu a estação e interrompeu a circulação dos trens no trecho até que tudo fosse normalizado. O elevador da estação foi totalmente danificado, exigindo uma reconstrução quase total. Para retomar o funcionamento, foi realizada a substituição de diversos componentes críticos, como painel de força e comando, central hidráulica, espelho, portas de cabine, barreira eletrônica, motor e módulo de porta, botoeiras, cabeamento elétrico, caixa de inspeção e displays.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte



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