Publicado em: 2 de setembro de 2025
Operação em Penha envolve equipamento de 205 toneladas e marca avanço das obras de expansão
YURI SENA
O Metrô de São Paulo realiza nesta segunda-feira, 1º de setembro de 2025, a descida da roda de corte da tuneladora “Cora Coralina”, no canteiro de obras da Estação Penha.
A peça, com 11,66 metros de diâmetro e 205 toneladas, será içada por um guindaste de 750 toneladas, em uma operação que mobiliza cerca de 30 profissionais.
A atividade marca o início da segunda fase de escavações da expansão da Linha 2–Verde. Após concluir o primeiro trecho, entre o Complexo Rapadura e o VSE Falchi Gianini — passando pelas estações Vila Formosa, Anália Franco e Orfanato —, a tuneladora seguirá agora no sentido Penha–Vila Prudente.
Com a descida da roda de corte e a finalização da montagem, a “Cora Coralina” deve iniciar ainda em 2025 a escavação do Trecho 2, que ligará a Estação Penha ao Complexo Rapadura, conectando-se ao túnel já executado.
Segundo o Metrô, essa etapa é considerada fundamental para dar continuidade às obras de expansão da Linha 2–Verde, uma das mais importantes da rede, que ampliará a oferta de transporte sobre trilhos e facilitará a integração entre diferentes regiões da capital.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte