Publicado em: 17 de dezembro de 2025

Estruturas metálicas foram posicionadas próximo à futura Estação Ipiranga, em operação realizada no fim de semana
YURI SENA
O Metrô de São Paulo concluiu a instalação de duas vigas metálicas que integram as obras de expansão da Linha 15-Prata até a futura Estação Ipiranga, que fará conexão com a Linha 10-Turquesa da CPTM. As estruturas foram posicionadas de forma suspensa sobre os trilhos da ferrovia, em uma operação realizada ao longo do último fim de semana.
As vigas têm grandes dimensões e fazem parte do trecho estrutural do novo ramal do monotrilho. A primeira, instalada na sexta-feira, possui 39,42 metros de comprimento e pesa cerca de 120 toneladas. A segunda, lançada no sábado, mede 38,76 metros e tem peso aproximado de 118 toneladas. Ambas contam com 2 metros de largura e 2,5 metros de altura.
Para o içamento das estruturas, foram utilizados dois guindastes com capacidade de 500 toneladas cada, além de contrapesos de aproximadamente 165 toneladas por equipamento. O transporte dos contrapesos demandou o uso de seis carretas para cada conjunto.
De acordo com o planejamento da obra, os serviços foram executados com o objetivo de minimizar impactos na operação da Linha 10-Turquesa. Após a liberação da via pelas equipes da CPTM, cada lançamento levou, em média, uma hora e meia, incluindo a movimentação, o posicionamento, a fixação das vigas e a retirada dos equipamentos de içamento.
A futura Estação Ipiranga deverá atender cerca de 28 mil passageiros por dia e terá área aproximada de 10,7 mil metros quadrados. O projeto prevê dois níveis interligados por seis elevadores e 12 escadas rolantes, além de dois acessos externos e espaço para estacionamento de 150 bicicletas.
A ampliação da Linha 15-Prata no sentido oeste prevê a implantação de 1,8 quilômetro adicional de via elevada, com conexão direta à Linha 10-Turquesa da CPTM. No sentido leste, o projeto inclui as futuras estações Boa Esperança e Jacu Pêssego, que deverão acrescentar mais 3 quilômetros ao traçado do monotrilho.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


