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Metrópole Paulista deve receber superarticulado elétrico Eletra


Reprodução: Redes Sociais

Veículo já está com prefixo e surge em vídeo da fabricante sobre visita de prefeito de Ribeirão Preto à planta em São Bernardo do Campo (SP)

ADAMO BAZANI 

Colaborou Yuri Sena 

A Viação Metrópole Paulista,  a maior operadora do sistema da capital paulista, deve receber o modelo superarticulado elétrico de 21,47m,  100% nacional com tecnologia Eletra, baterias e motores WEG,  carroceria Caio e plataforma Mercedes-Benz O500UDA.

Uma das unidades com o prefixo 3 1963 já está em fase de finalização e aparece em vídeo institucional da Eletra, publicado no início da última semana, referente à visita do prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva, e o Secretário Municipal de Mobilidade da Cidade do interior paulista, Marcelo Galli.

O ônibus superarticulado é o único desta categoria até o momento com tecnologia integralmente nacional e já está habilitado para operar na capital paulista pela SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora do sistema da prefeitura.

Na mesma categoria,  para o mercado paulistano, está disponível o modelo de 22 metros da chinesa BYD,  que é montado em Campinas (SP), com chassis, mecânica e tecnologia que são trazidos da China. 

Ambos modelos suprem uma demanda das empresas para renovação de frota de veículos de grande porte articulados e são os únicos disponíveis até o momento.

A Mercedes-Benz lançou um modelo articulado com tecnologia pura da marca, mas de 18 metros, que deve começar a ser entregue entre o fim de 2025 e primeiro trimestre de 2026.

A chinesa Higer também oferece um articulado, porém também de 18m.

Não utilizando mais biarticulados de 28 metros, o sistema paulistano optou pelo “superarticulado” de 23m.

Além dos problemas relacionados à falta de infraestrutura de energia atribuído pela prefeitura de São Paulo à distribuidora ENEL, que precisa elevar a potência da rede de baixa para média e alta tensão a fim de dar conta do carregamento dos veículos,  as poucas opções no mercado nesta categoria de ônibus maiores da capital, tem resultado no envelhecimento da frota de ônibus de maior capacidade ainda mais que o que tem sido visto entre os padrons, de 12m a 15m, categoria com mais opções de marcas.

No outro extremo, os ônibus elétricos menores, micros e midi’s até 10,5, também há menos opções que padrons.

Fabricantes prometem lançamentos neste ano, o que será mostrado nesta semana pelo Diário do Transporte 

Adamo Bazani,  jornalista especializado em transportes

Yuri Sena para o Diário do Transporte



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