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MetrôRio capta R$ 2,8 bilhões em debêntures para reforçar estrutura financeira e concluir Estação Gávea


Emissão, a maior de 2025 no setor de mobilidade urbana, alonga dívidas da concessionária e garante recursos para investimentos até 2028

YURI SENA

O MetrôRio concluiu a 10ª emissão de debêntures incentivadas, no valor de R$ 2,8 bilhões, com vencimento em março de 2042. A operação, considerada a maior de 2025 no setor de mobilidade urbana e a segunda maior na área de transporte e logística, teve demanda de cerca de R$ 5 bilhões e recebeu classificação “AAA” das agências Fitch Ratings e Standard & Poor’s — a nota mais alta na escala de avaliação de risco.

Segundo a concessionária, os recursos obtidos serão utilizados para reorganizar a estrutura de capital, alongando o prazo médio das dívidas de 6 para 16,5 anos. A operação também garantirá o financiamento para a conclusão das obras da Estação Gávea, cuja entrega está prevista para 2028.

A emissão foi coordenada pelo BTG Pactual, com participação dos bancos Santander e Bradesco BBI.

Em abril, o MetrôRio e o Governo do Estado do Rio de Janeiro firmaram o 10º Termo Aditivo Contratual, prorrogando a concessão até 2048 e unificando as três linhas metroviárias em um único contrato. O novo acordo, homologado pela Justiça e referendado pelo Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado, revisou a matriz de risco e buscou restabelecer o equilíbrio financeiro da concessão, criando condições para a retomada de investimentos no sistema.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte



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