34 C
Rondonópolis
terça-feira, 22 julho - 17:28
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesMetrôRio inicia implantação dos validadores do cartão Jaé a partir desta terça-feira...

MetrôRio inicia implantação dos validadores do cartão Jaé a partir desta terça-feira (21)


Foto: Divulgação/MetrôRio

Novo sistema de bilhetagem municipal será integrado de forma progressiva em todas as 41 estações da concessionária a partir do dia 2 de agosto

YURI SENA

O MetrôRio iniciou nesta segunda-feira, 21 de julho de 2025, a implantação dos novos validadores do sistema municipal de bilhetagem Jaé, que começarão a operar de forma progressiva em todas as 41 estações da concessionária a partir do dia 2 de agosto. 

O objetivo é permitir que os passageiros possam utilizar o cartão Jaé como mais uma opção de pagamento da tarifa metroviária.

A implantação do sistema ocorre após acordo firmado entre o MetrôRio, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura e a plataforma Jaé, assinado na última sexta-feira (18/07). Segundo a concessionária, a integração reforça o compromisso com um sistema de transporte mais acessível e interoperável.

Mesmo com a entrada em operação do Jaé, os demais meios de pagamento continuam válidos, incluindo:

Cartão Giro

Cartão RioCard

Cartões de crédito e débito com tecnologia NFC (pagamento por aproximação)

QR Code

Benefícios tarifários

A concessionária reforça que os benefícios tarifários estaduais, como o Bilhete Único Intermunicipal (BUI) e a Tarifa Social — que oferecem valores reduzidos (R$ 5 no metrô e trens, e R$ 4,70 nas barcas) — permanecerão disponíveis exclusivamente pelo cartão RioCard.

Já os descontos nas integrações tarifárias municipais, como entre o metrô e ônibus, vans e BRT, só serão concedidos ao usuário do cartão Jaé. A lista completa das integrações compatíveis está disponível no site oficial do MetrôRio.

Orientações aos passageiros

A recomendação da concessionária é que os passageiros mantenham os dois cartões ativos (Jaé e RioCard) para garantir todos os benefícios disponíveis, conforme o tipo de deslocamento. A orientação também se estende a empregadores, que devem observar as necessidades de seus funcionários e distribuir os créditos de vale-transporte entre os dois cartões de forma adequada.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments