35.3 C
Rondonópolis
terça-feira, 28 outubro - 14:21
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesMidibus BYD de 10 m com piso é apresentado no Arena ANTP...

Midibus BYD de 10 m com piso é apresentado no Arena ANTP nesta terça (28). Modelo foi antecipado pelo Diário do Transporte na última semana


O dirtetor de vendas da BYD, Bruno Paiva, dtelha novo controlador 6×1 ao repórter Adamo Bazani

Fabricante também exibe a inovação 6×1, que reúne seis elementos da parte elétrica em um único controlador

ADAMO BAZANI

A BYD, fabricante chinesa com planta em Campinas, no interior de São Paulo, apresenta a partir desta terça-feira, 28 de outubro de 2025, no Arena ANTP, na capital paulista, o seu inédito modelo de ônibus midi de piso baixo BC10LE, que segundo a marca, é primeiro chassi de ônibus elétrico Midi desenvolvido para o mercado brasileiro.

O modelo foi antecipado pelo Diário do Transporte na última semana. ASSISTA A ENTREVISTA NO LINK

Relembre:

Além do porte e da configuração que ajuda a tender um segmento de transporte urbano com pouca oferta no mercado brasileiro, o modelo já incorpora novidades da marca, como controlador integrado 6×1, que reúne seis elementos da parte elétrica que são fundamentais para que os ônibus deste tipo funcionem: 2 unidades de controle de motor elétrico; 1 unidade de controle de direção; 1 unidade de compressor de ar; 1 conversor DC-DC; e 1 unidade distribuidora de potência.

Somente esta tecnologia permite que haja um ganho de espaço suficiente para a implementação de mais bancos na parte traseira, o que faz toda a diferença para o passageiro, operador de transporte e gestor público. Todos os seis equipamentos ficavam atrás, quase até o teto. Agora, ocupam um espaço bem reduzido, permitindo até a inserção do vidro traseiro. Essa substituição faz com que haja também uma redução de peso de 120 kg, aproximadamente, dependendo da configuração.

Além dessa novidade, todos os midis de 10 metros já contam com baterias Blade, que possuem tamanho reduzido, maiores autonomias, entre 275 e 300 km. Conforme a operação, o tempo de recarga total é menor, caindo pela metade e sendo possível em cerca de uma hora e meia. Assim, a segurança foi ampliada, funcionando mesmo submetida a impactos.

Juntamente com o controlador 6×1, a Blade permite uma redução de peso de 1,5 tonelada por ônibus, o que num midi de PBT (Peso Bruto Total) de 10 metros significa nada mais nada menos que um veículo 15% mais leve, isso se traduz em maior espaço interno, menor consumo de energia e menos gastos com desgaste de pneus e outros componentes.

Com design inteligente e modular, medindo 10 metros de comprimento, o BC10LE permite ajustes de dimensão, peso, carroceria e interior, conforme a aplicação desejada, preservando o núcleo elétrico da marca. O sistema otimiza o controle de potência, reduz perdas elétricas e promove a recuperação de energia, resultando em maior autonomia e eficiência energética — mesmo em trajetos urbanos com paradas frequentes.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments