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Ministério das Cidades confirma nova rodada de investimentos do PAC para 2025


Ônibus da Viação Guaianazes em Santo André. A empresa foi uma das contempladas no PAC e já encomendou 25 ônibus, como mostrou o Diário do Transporte.

Com foco em ônibus elétricos e tecnologia Euro 6, programa federal já investiu cerca de R$ 13 bilhões no transporte coletivo

YURI SENA

O Governo Federal anunciou uma nova etapa de investimentos no setor de mobilidade urbana por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

A nova rodada de seleção de propostas, voltada para o exercício de 2025, prevê a liberação de R$ 4,4 bilhões destinados à renovação da frota do transporte coletivo em redes públicas e privadas de todo o país.

Coordenada pelo Ministério das Cidades, a iniciativa tem como objetivo ampliar a mobilidade sustentável e promover a substituição de veículos antigos por modelos com menor impacto ambiental. Entre as tecnologias incentivadas estão os ônibus elétricos e os equipados com motores Euro 6 — padrão que emite até 85% menos poluentes mesmo utilizando diesel.

Desde o início do programa, em 2023, já foram aplicados cerca de R$ 13 bilhões na aquisição de veículos mais modernos e eficientes. O investimento permitiu a entrega de 8.211 novos ônibus em 152 cidades de 23 estados brasileiros. A medida integra uma estratégia nacional de modernização do transporte público e de enfrentamento à crise climática nos grandes centros urbanos.

Somente em 2024, o setor público foi contemplado com R$ 10,6 bilhões, resultando na aquisição de 2.296 ônibus elétricos, 3.015 com tecnologia Euro 6 e 39 Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). No setor privado, foram destinados R$ 2,4 bilhões para a substituição de frotas, viabilizando a compra de 2.839 ônibus Euro 6 e 61 elétricos.

O Diário do Transporte já havia noticiado que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) autorizou a liberação de R$ 266 milhões destinados à aquisição de 345 ônibus movidos a diesel com tecnologia Euro 6 — padrão que emite até 75% menos poluentes em comparação com a norma anterior, Euro 5.

Os recursos contemplam empresas que operam em diferentes regiões do país: a Vila Galvão, responsável por linhas metropolitanas entre Guarulhos e a capital paulista; o Consórcio HP ITA, no Distrito Federal; a Viação Campos Gerais, em Ponta Grossa (PR); a Viação Sorriso, em Marília (SP); além da cidade de Uberlândia, em Minas Gerais.

Relembre: 

PAC libera mais R$ 266 milhões para a compra de 345 ônibus: Vila Galvão, de Guarulhos (SP), além de Sorriso, Campos Gerais e HP-ITA. Para Santo André (SP), produção já começou

Além dos ganhos ambientais e da melhoria no serviço oferecido à população, a política de renovação da frota tem impulsionado a geração de empregos e o fortalecimento da indústria nacional. 

Yuri Sena, para o Diário do Transporte





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