33.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, 1 agosto - 18:22
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesMOBI‑Rio firma contrato de quase R$ 9 milhões para automação do acesso...

MOBI‑Rio firma contrato de quase R$ 9 milhões para automação do acesso de PCDs no BRT e amplia iniciativas tecnológicas


Automação das catracas para pessoas com deficiência foi testada por 15 dias na estação Pedra de Itaúna

Suporte técnico ininterrupto em todos os dias da semana, e treinamentos constantes, visam assegurar o funcionamento contínuo durante os três anos de vigência

ALEXANDRE PELEGI

Na edição desta quinta-feira, 31 de julho de 2025, do Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, foi publicado o extrato do contrato nº 114/2025 com a empresa HT2 Soluções em Telecomunicações para implantação de tecnologia de liberação remota de acesso para pessoas com deficiência (PCDs), sonorização e suporte técnico integral nas estações e terminais do BRT operado pela MOBI‑Rio.

O contrato tem prazo por três anos, de 08 de julho de 2025 a 07 de julho de 2028.

Além desse contrato, a MOBI‑Rio autorizou, em 10 de julho de 2025, abertura de licitação para implantação de sistemas inteligentes de transporte (ITS) em até 900 ônibus articulados e padrons da frota, com foco em gestão, segurança e experiência do usuário. Relembre:

MOBI-Rio autoriza licitação para implantação de sistemas inteligentes em ônibus do BRT

Paralelamente, a companhia vem promovendo diversos processos seletivos simplificados com vagas reservadas a PCDs — em todos os editais há oferta de dezenas a centenas de vagas para cargos como mecânico, eletricista e controlador de manutenção, reforçando a inclusão laboral interna.

Impactos esperados e modernização da mobilidade

O contrato com a HT2 visa garantir autonomia, dignidade e segurança para PCDs, por meio do acesso remoto via Centro de Controle Operacional (CCO) e sinalização sonora adaptada nas estações.

O suporte técnico por 24 horas por dia e sete dias por semana, e os treinamentos constantes, visam assegurar o funcionamento contínuo durante os três anos de vigência contratual.

Projeto-piloto e primeiras estações

A MOBI‑Rio lançou em março deste ano um projeto-piloto de automação de acessibilidade na Estação Pedra de Itaúna, no corredor da Transoeste. Trata-se de uma iniciativa para testar o sistema de abertura remota de portas e acesso assistido para PCDs, via Centro de Controle Operacional (CCO).

Este projeto-piloto já indicou viabilidade técnica e operacional da solução, e serviu como base para a contratação agora formalizada no contrato nº 114/2025 detalhado no Diário Oficial.

A MOBI‑Rio, em seu canal oficial de notícias, já divulgou parcerias importantes como a com a RioLuz, voltadas ao monitoramento da iluminação nos corredores expressos do BRT. Esse tipo de ação reforça uma abordagem integrada em melhorias da infraestrutura e aponta alinhamento para expansão de ações como a automação de acessos,

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments