Publicado em: 16 de junho de 2025
Local pode integrar plano de futuro BRT Metropolitano do Rio de Janeiro; contratos preveem construção de cobertura metálica e obras civis na Plataforma 2 do Transbrasil
ALEXANDRE PELEGI
A MOBI-Rio, vinculada à Secretaria Municipal de Transportes e à Companhia Municipal de Transportes Coletivos da cidade do Rio de Janeiro, anunciou a contratação de duas empresas para a realização de serviços de engenharia na Plataforma 2 de embarque e desembarque do Terminal BRT Margaridas, que faz parte do corredor Transbrasil. O investimento total para as intervenções soma quase R$ 4 milhões (R$ 3.894.179,33).
O prefeito Eduardo Paes tem a intenção de estabelecer o BRT Metropolitano. Este projeto seria uma colaboração entre a capital e as administrações municipais da Baixada Fluminense. O objetivo principal é conectar o Rio de Janeiro com as cidades vizinhas, que abrigam uma parte significativa da força de trabalho da capital.
O plano inclui a unificação dos sistemas de transporte municipal e intermunicipal. Para isso, serão utilizados dois terminais que já faziam parte dos projetos iniciais da TransBrasil: o Terminal Margaridas, localizado próximo à Rodovia Presidente Dutra, e o Terminal Missões, situado nos acessos à BR-040.
Um dos contratos, assinado em 12 de junho de 2025, foi firmado com a empresa Lincoln Fernando Machado De Souza Ltda. No valor de R$ 2.114.999,65 este contrato tem como objetivo a prestação de serviços de engenharia para a construção de uma Cobertura Estruturada Metálica na plataforma. O prazo de execução para esta parte da obra é de 12 de junho de 2025 a 11 de novembro de 2025.
O segundo contrato foi celebrado em 05 de junho de 2025 com a empresa Obra Prima Construção e Manutenção Ltda, no valor de R$ 1.779.179,68. O termo abrange a prestação de serviços de engenharia para Obras Civis e Instalações Necessárias na mesma Plataforma 2 do Terminal BRT Margaridas. O prazo para a conclusão destas obras é de 12 de junho de 2025 a 11 de dezembro de 2025.
BRT METROPOLITANO
Como mostrou o Diário do Transporte em janeiro detste ano, o prefeito Eduardo Paes publiocu o Decreto Rio nº 55596 determinando a elaboração de um Plano de Ação para a expansão do sistema BRT Metropolitano.
O plano tem como objetivo principal a integração dos modais de transporte municipais e intermunicipais, com foco na conectividade entre o Rio de Janeiro e os municípios da Região Metropolitana.
O decreto destaca a importância do Corredor Transbrasil, que percorre a Avenida Brasil, como um eixo estratégico para a integração metropolitana. A via, por onde circula grande parte da população de municípios vizinhos, conecta diferentes regiões e facilita o acesso a oportunidades de trabalho, educação e serviços na capital. O plano também visa aproveitar as estruturas dos terminais do Corredor Transbrasil para a integração física com linhas intermunicipais de ônibus convencionais e do sistema BRT.
“O BRT TransBrasil já foi concebido com essa visão metropolitana. Temos o Terminal Missões e o Terminal Margaridas praticamente prontos, com infraestrutura básica. Obviamente, o funcionamento depende de uma coordenação metropolitana”, destacou Eduardo Paes.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes