Publicado em: 20 de dezembro de 2024
Primeiras unidades já chegaram. Ao todo, companhia que atua na zona Sul da capital paulista terá 50 unidades. Novos ônibus são “puros” Mercedes-Benz
ADAMO BAZANI
Colaborou Arthur Ferrari
A empresa MobiBrasil, que atua na zona Sul da cidade de São Paulo, detalhou ao Diário do Transporte, de forma exclusiva, a compra de 37 ônibus elétricos a bateria que se somam aos atuais 13, que estão na companhia, elevando a frota para 50 unidades.
O Diário do Transporte noticiou nesta quinta-feira (19) que o Ministério das Cidades selecionou a proposta da MobiBrasil para o financiamento destes veículos, na ordem de quase R$ 50 milhões.
Relembre
Ministério das Cidades seleciona proposta da MobiBrasil de financiamento de 37 ônibus elétricos para São Paulo
Os veículos já estão chegando aos poucos, e segundo a empresa, o que falta agora é a infraestrutura da ENEL nas garagens para a recarga das baterias.
Caso contrário, parte desta frota pode não rodar.
É a realidade enfrentada por boa parte das companhias de ônibus que dizem estar comprando os veículos, mas não tem como carregá-los. Dinheiro até há, já que a prefeitura tem obtido formas de financiamento para estes ônibus e subsidia a diferença entre os modelos elétricos, que são três vezes mais caros, e os a diesel, bem mais baratos. Faltam mesmo as infraestruturas nas garagens e nas redes de distribuição que precisam ser de média e alta tensão. A maior parte dos bairros da cidade é de baixa tensão, que não dá conta do carregamento simultâneo de 50 ônibus ou mais.
Como mostrou o Diário do Transporte nesta quinta-feira (19), o prefeito Ricardo Nunes deu indicativos de que vai sancionar o PL 825/2024, do presidente da Câmara Municipal, Milton Leite, que muda as metas de redução de emissões pelas empresas de ônibus da capital, previstas numa lei em vigor desde 2018. O projeto também estipula que a ENEL formule em 90 dias, a partir da solicitação das empresas, projetos de infraestrutura nas garagens. Enquanto ocorrem as implantações, as companhias de transporte poderão comprar 50% da frota a diesel. Desde outubro de 2022, as empresas estão proibidas de comprar ônibus a combustão
Relembre
Nunes comenta PL de Milton Leite: “empresas não serão autorizadas a comprar ônibus a diesel se tiverem elétricos disponíveis” (OUÇA A ENTREVISTA)
Veja os detalhes da compra no Diário do Transporte
1) Quantos ônibus elétricos a MobiBrasil adquiriu?
Atualmente, temos 13 ônibus elétricos em operação e outros 37 já adquiridos, aguardando a conexão da nova entrada de energia pela Enel Distribuidora para serem colocados em operação.
2) Qual a previsão de chegada destes ônibus elétricos e início de operação?
Já chegaram 5 veículos, e o restante chegará até o final do ano. O início da operação depende da disponibilidade de energia para o carregamento, que está condicionada à conclusão das ligações necessárias pela Enel Distribuidora.
3) Quais são os modelos e configurações desses ônibus?
Todos os 50 veículos possuem chassi Mercedes-Benz, modelo eO500U, carroceria Caio eMillennium, tecnologia Padron e capacidade para 80 passageiros.
4) Em qual garagem os veículos ficarão, e como está a infraestrutura?
Dos 50 veículos, 5 ficarão na Garagem da Alvarenga e 45 na Garagem Jabaquara, porque, segundo a ENEL, a transmissão de energia para o Jabaquara é mais simples do que para a Alvarenga.
5) Quais linhas devem receber esses veículos?
Os novos ônibus elétricos atenderão 7 linhas.
6) A MobiBrasil tem planos de adquirir mais ônibus elétricos? Quantos e para quando?
Sim, temos planos de adquirir novos ônibus elétricos em 2025. No entanto, a concretização desse projeto depende diretamente das intervenções da ENEL Distribuidora para viabilizar a infraestrutura.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Arthur Ferrari