32.5 C
Rondonópolis
terça-feira, 5 agosto - 16:35
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesMobiBrasil compra mais 37 ônibus elétricos, mas aguarda ENEL para frota rodar...

MobiBrasil compra mais 37 ônibus elétricos, mas aguarda ENEL para frota rodar em São Paulo


Primeiras unidades já chegaram. Ao todo, companhia que atua na zona Sul da capital paulista terá 50 unidades. Novos ônibus são “puros” Mercedes-Benz

ADAMO BAZANI

Colaborou Arthur Ferrari

A empresa MobiBrasil, que atua na zona Sul da cidade de São Paulo, detalhou ao Diário do Transporte, de forma exclusiva, a compra de 37 ônibus elétricos a bateria que se somam aos atuais 13, que estão na companhia, elevando a frota para 50 unidades.

O Diário do Transporte noticiou nesta quinta-feira (19) que o Ministério das Cidades selecionou a proposta da MobiBrasil para o financiamento destes veículos, na ordem de quase R$ 50 milhões.

Relembre

Ministério das Cidades seleciona proposta da MobiBrasil de financiamento de 37 ônibus elétricos para São Paulo

Os veículos já estão chegando aos poucos, e segundo a empresa, o que falta agora é a infraestrutura da ENEL nas garagens para a recarga das baterias.
Caso contrário, parte desta frota pode não rodar.

É a realidade enfrentada por boa parte das companhias de ônibus que dizem estar comprando os veículos, mas não tem como carregá-los. Dinheiro até há, já que a prefeitura tem obtido formas de financiamento para estes ônibus e subsidia a diferença entre os modelos elétricos, que são três vezes mais caros, e os a diesel, bem mais baratos. Faltam mesmo as infraestruturas nas garagens e nas redes de distribuição que precisam ser de média e alta tensão. A maior parte dos bairros da cidade é de baixa tensão, que não dá conta do carregamento simultâneo de 50 ônibus ou mais.

Como mostrou o Diário do Transporte nesta quinta-feira (19), o prefeito Ricardo Nunes deu indicativos de que vai sancionar o PL 825/2024, do presidente da Câmara Municipal, Milton Leite, que muda as metas de redução de emissões pelas empresas de ônibus da capital, previstas numa lei em vigor desde 2018. O projeto também estipula que a ENEL formule em 90 dias, a partir da solicitação das empresas, projetos de infraestrutura nas garagens. Enquanto ocorrem as implantações, as companhias de transporte poderão comprar 50% da frota a diesel. Desde outubro de 2022, as empresas estão proibidas de comprar ônibus a combustão

Relembre

Nunes comenta PL de Milton Leite: “empresas não serão autorizadas a comprar ônibus a diesel se tiverem elétricos disponíveis” (OUÇA A ENTREVISTA)

Veja os detalhes da compra no Diário do Transporte

1) Quantos ônibus elétricos a MobiBrasil adquiriu?

Atualmente, temos 13 ônibus elétricos em operação e outros 37 já adquiridos, aguardando a conexão da nova entrada de energia pela Enel Distribuidora para serem colocados em operação.

2) Qual a previsão de chegada destes ônibus elétricos e início de operação?

Já chegaram 5 veículos, e o restante chegará até o final do ano. O início da operação depende da disponibilidade de energia para o carregamento, que está condicionada à conclusão das ligações necessárias pela Enel Distribuidora.

3) Quais são os modelos e configurações desses ônibus?

Todos os 50 veículos possuem chassi Mercedes-Benz, modelo eO500U, carroceria Caio eMillennium, tecnologia Padron e capacidade para 80 passageiros.

4) Em qual garagem os veículos ficarão, e como está a infraestrutura?

Dos 50 veículos, 5 ficarão na Garagem da Alvarenga e 45 na Garagem Jabaquara, porque, segundo a ENEL, a transmissão de energia para o Jabaquara é mais simples do que para a Alvarenga.

5) Quais linhas devem receber esses veículos?

Os novos ônibus elétricos atenderão 7 linhas.

6) A MobiBrasil tem planos de adquirir mais ônibus elétricos? Quantos e para quando?

Sim, temos planos de adquirir novos ônibus elétricos em 2025. No entanto, a concretização desse projeto depende diretamente das intervenções da ENEL Distribuidora para viabilizar a infraestrutura.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Arthur Ferrari





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments