Publicado em: 11 de novembro de 2025

Treinamento promovido pela prefeitura reúne mais de 100 condutores e inclui atividades teóricas e práticas sobre mobilidade urbana
ARTHUR FERRARI
Mais de 100 motoristas que atuam no transporte público de Mogi das Cruzes (SP) participam, nesta quinta-feira (13), de um treinamento intensivo promovido pela Secretaria Municipal de Mobilidade. A capacitação, que reúne profissionais das empresas Princesa do Norte, Mogi Mob, ATT e Viação Jacareí, integra o conjunto de ações da Prefeitura para aprimorar a qualidade do serviço prestado aos usuários do transporte coletivo.
O curso será dividido em duas etapas: uma teórica, realizada no auditório da Prefeitura, e outra prática, em um ônibus estacionado em frente ao prédio-sede. Durante as simulações, a equipe de educadores para o trânsito apresentará situações comuns nas rotas diárias, como o embarque de pessoas com deficiência, idosos, crianças e passageiros em locais com grande fluxo.
De acordo com o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Ary Kamiyama, a metodologia busca promover empatia e conscientização entre os profissionais. “Em todos os treinamentos que fazemos com os motoristas, fazemos com que eles, em algum momento, sejam literalmente colocados no lugar dos passageiros. Colocamos pesos nos tornozelos, para que eles sintam na pele a dificuldade de locomoção de um idoso, por exemplo. Ou pedimos para que eles andem de cadeira de rodas, para embarcar ou atravessar a faixa de pedestres, entre outros casos que são rotineiros, mas que, muitas vezes, causam ruídos na relação entre os motoristas e os passageiros”, explicou o secretário.
Na parte teórica, os participantes recebem orientações sobre conduta profissional, segurança, saúde física e mental, além de informações sobre o impacto do comportamento dos condutores na experiência dos usuários e na eficiência do sistema.
Desde janeiro, o município realiza uma série de ações voltadas à modernização do transporte coletivo. Entre as medidas estão a entrega de nova frota de ônibus com tecnologia menos poluente e acessibilidade, revitalização de abrigos e reforço na fiscalização de horários e itinerários. Até o início de novembro, 521 motoristas das concessionárias municipais já haviam participado de capacitações semelhantes.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte


