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Mota-Engil é declarada vencedora definitiva da PPP do Túnel Imerso Santos–Guarujá


Grupo português construirá e operará a ligação submersa entre as duas margens do estuário, com faixas para ônibus, VLT, pedestres e ciclistas

ALEXANDRE PELEGI

A Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo oficializou a vitória definitiva da Mota-Engil Latam Portugal S.A. na Concorrência Internacional referente à concessão patrocinada para construção, operação e manutenção do Túnel Imerso Santos–Guarujá. O ato foi publicado no Diario Oficial, edição de 16 de outubro de 2025.

O comunicado informa que, esgotado o prazo recursal previsto no edital e não havendo interposição de recursos, a Mota-Engil foi declarada vencedora do certame, por ter atendido “plena e satisfatoriamente a todas as condições e exigências de habilitação”.

A licitação, conduzida pela Comissão de Contratação designada pela Resolução Conjunta SPI/ARTESP/CPP nº 002/2025, foi um dos marcos do programa de concessões do governo paulista.

Leilão na B3 e proposta vencedora

O leilão da PPP foi realizado em 5 de setembro de 2025, na sede da B3, em São Paulo. Duas concorrentes apresentaram propostas: a espanhola Acciona Concesiones S.L. e o grupo português Mota-Engil Latam Portugal S.A., que venceu com desconto de 0,5% sobre a contraprestação pública anual máxima, fixada em R$ 438,3 milhões.

De acordo com o edital, o investimento total estimado é de cerca de R$ 6,8 bilhões, sendo aproximadamente R$ 5,1 bilhões provenientes de recursos públicos (Estado e União). O prazo de concessão será de 30 anos, no modelo de Parceria Público-Privada (PPP) patrocinada, em que o parceiro privado realiza os investimentos e recebe parte da remuneração do poder público. Relembre:

Grupo Português Mota-Engil Latam Portugal S.A. vai construir e operar túnel imerso entre Santos e Guarujá que terá vias para ônibus e um VLT


Estrutura do túnel e integração com o transporte coletivo

Com 1,5 km de extensão total — sendo 870 m de trecho submerso e 630 m de acesso em superfície e elevado —, o túnel ligará as regiões de Santos e Guarujá através do estuário, permitindo uma travessia em poucos minutos, substituindo a atual balsa, que leva cerca de 20 minutos.

O projeto prevê três faixas por sentido para veículos, vias exclusivas para ônibus, um eixo central para o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), além de passagens para pedestres e ciclistas.

A estimativa é que o túnel atenda até 80 mil pessoas por dia, reduzindo significativamente o tempo de deslocamento e aumentando a integração entre os sistemas de transporte urbano e portuário da Baixada Santista.

Engenharia inédita no Brasil

O túnel será o primeiro do tipo imerso da América do Sul. A tecnologia consiste na fabricação de módulos de concreto pré-moldados em um estaleiro, posteriormente flutuados, posicionados e submersos no canal até serem encaixados no leito do estuário.

O método, amplamente usado em países europeus e asiáticos, permite menor interferência na navegação e maior durabilidade da estrutura. A previsão é que as obras tenham início em 2026, após assinatura do contrato e liberação das licenças ambientais.

Marco histórico para a Baixada Santista

O Túnel Santos–Guarujá é uma reivindicação de mais de um século, tendo sido proposto em diferentes governos e formatos desde o início do século XX. A atual modelagem, elaborada pela SPI e pela ARTESP, foi estruturada para garantir viabilidade técnica e financeira e tornar o empreendimento uma referência em mobilidade urbana e integração logística portuária.

Com a definição da Mota-Engil como vencedora definitiva, o projeto entra em sua fase final de formalização contratual e deve ser o maior investimento em mobilidade urbana do litoral paulista nas próximas décadas.



Alexandre Pelegi, jornalista especializado em Transportes



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