Publicado em: 17 de novembro de 2025

Com mais de 20 anos de experiência em sistemas metroviários, Juliana é a primeira mulher a assumir um cargo de diretoria na concessionária
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A Motiva, empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, anuncia que a executiva Juliana Romão assume o comando da operação do Metrô Bahia. Com 24 anos de experiência no setor metroviário, Juliana é a primeira mulher a ocupar um cargo de diretoria na concessionária em Salvador.
Engenheira civil com MBA em Gestão Empresarial, especialização e certificação internacional em sistemas ferroviários, Juliana tem uma trajetória sólida na Motiva. A executiva faz parte do time do Metrô Bahia desde o início da concessão, em 2014, e, desde 2021, atuava como gerente-executiva de Manutenção.
“Assumir o comando do Metrô Bahia é uma grande honra e responsabilidade. Nosso compromisso é seguir fortalecendo a operação, com foco em eficiência, segurança e qualidade para quem utiliza o metrô”, afirma a nova diretora do Metrô Bahia.
Nos últimos dois anos, a presença feminina em cargos de liderança na concessionária passou de 36,3% para 47,9%.
Reconhecida por suas políticas de valorização das pessoas, a Motiva foi eleita, em 2024 e 2025, uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil pelo Great Place to Work (GPTW). Também figura, pelo segundo ano consecutivo, entre as Melhores Empresas para Mulheres Trabalharem.
Em 2025, a Motiva passou a integrar os índices acionários IDIVERSA B3 e IGPTW B3, que destacam as empresas listadas na bolsa de valores comprometidas com a equidade e o bem-estar corporativo. Na Bahia, a Companhia ainda foi reconhecida com o Selo Lilás, concedido pelo governo baiano por suas ações em prol da igualdade de gênero e da construção de ambientes de trabalho mais inclusivos.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte


