Publicado em: 24 de agosto de 2025
Polícia apura se o profissional teria deixado de acionar os freios estacionários; análise inicial não constatou defeito no veículo que foi liberado para ir trafegando para a garagem
ADAMO BAZANI
Colaborou Vinícius de Oliveira
A Polícia Civil de São Paulo investiga as circunstâncias da morte de um motorista de ônibus, de 73 anos, na noite deste sábado, 23 de agosto de 2025, na região do Morumbi, zona Sul da capital.
O profissional, funcionário da empresa Auto Bless (ex Transcap), do sistema gerenciado pela SPTrans (São Paulo Transporte), municipal de São Paulo, foi atropelado pelo próprio veículo em que trabalhava.
O caso ocorreu no ponto final da Rua Dauro Cavallaro.
O motorista desceu do ônibus no momento de pausa entre viagens. Ao perceber que o veículo começou a se movimentar, tentou entrar para controlar, mas se desequilibrou e acabou atingido pelo próprio ônibus.
O motorista morreu no local.
A Polícia apura se o profissional teria deixado de acionar os freios estacionários. Análise inicial não constatou defeito no veículo, que foi liberado pela perícia para ir trafegando para a garagem.
Em nota ao Diário do Transporte, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) informou que o local é uma descida, o que pode reforçar a hipótese de não acionamento dos freios estacionários ou do veículo ter sido deixado no modo operação, o que somente a conclusão da perícia vai esclarecer.
Veja a nota da SSP na íntegra:
“Um motorista de ônibus de 73 anos morreu após ser atropelado pelo próprio veículo na noite de sábado (23), por volta das 21h, na Rua Dauro Cavallaro, no bairro Morumbi, em São Paulo.
O ônibus estava estacionado em um pequeno declive quando começou a se mover sozinho. O motorista tentou entrar no veículo para pará-lo e acabou sendo atingido.
O caso foi registrado como atropelamento e morte suspeita no 89º DP (Jardim Taboão), que requisitou perícia.”
A SPTrans comunicou que o ônibus em questão atendia a linha 746R/10 Real Parque – Santo Amaro.
Confira a nota completa:
“A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans informam que uma equipe do Programa de Redução de Acidentes de Transporte (PRAT) está apurando a ocorrência na Rua Dauro Cavallaro, 269, Morumbi, sentido bairro. O caso envolveu um ônibus da Transcap, que operava pela linha 746R/10 Real Pq. – Sto. Amaro, às 20h50 de sábado (23). Um boletim de ocorrência foi registrado.”
Em nota ao Diário do Transporte, a empresa Auto Bless disse que lamenta profundamente a morte do funcionário.
“A Auto Bless lamenta profundamente o falecimento de nosso colaborador Sr Miguel em acidente ocorrido ontem (23) por volta das 21h no Morumbi. Nossa equipe operacional está dando todo o suporte aos familiares e autoridades desde ontem a noite. A empresa ainda não teve acesso a perícia para se manifestar sobre o ocorrido. Infelizmente uma fatalidade. Registramos aqui nossa solidariedade e gratidão ao Sr Miguel que foi um exemplo de colaborador.”
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Vinícius de Oliveira