Publicado em: 10 de julho de 2025
Capacitação técnica aborda condução e tecnologias dos veículos recém-incorporados ao transporte urbano
ARTHUR FERRARI
Motoristas e instrutores das empresas Modelo, Atalaia e VRS participaram, na manhã desta segunda-feira (7), de um treinamento específico para conduzir os ônibus elétricos recém-chegados ao sistema de transporte coletivo de Aracaju (SE). A capacitação ocorreu na garagem da Viação Atalaia e envolveu 24 colaboradores, reunidos pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
A formação técnica foi ministrada por Valdir Ribeiro de Sousa, representante da fabricante TEVX Higer. Durante o treinamento, foram repassadas instruções sobre funcionamento do painel, sistema de ar-condicionado, regulagem de bancos, abertura de portas, operação da suspensão e regeneração da bateria, recurso que contribui para ampliar a autonomia dos veículos.
Roberto Lima, coordenador da Copob/SMTT, explicou que a preparação foi uma etapa prevista na aquisição da frota: “Essa capacitação faz parte do pacote da compra dos ônibus. A gente sentiu que havia essa necessidade de uma maior integração, então nós reunimos os motoristas das três empresas para que eles pudessem tirar todas as suas dúvidas sobre a operacionalização desses veículos, e pudessem se atualizar sobre como usar a tecnologia desses novos ônibus”.
Segundo a SMTT, os 15 veículos 100% elétricos entregues em 27 de junho começarão a circular em linhas estratégicas da cidade. A iniciativa posiciona Aracaju como a primeira capital do Nordeste a contar com frota própria de ônibus urbanos totalmente movidos a eletricidade.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte