Publicado em: 25 de janeiro de 2025
Como parte da programação, profissionais participaram de atividades práticas, incluindo a experiência de circular de ônibus com os olhos vendados, simulando a rotina de um usuário com deficiência visual
ALEXANDRE PELEGI
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede) realizou uma ação de conscientização na Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP). O objetivo principal foi sensibilizar motoristas de transporte coletivo sobre os direitos das pessoas com deficiência (PcD) e as boas práticas no atendimento a esses usuários.
Durante a atividade, a presidente do Compede, Mônica Costa, enfatizou a importância de um atendimento humanizado e inclusivo. Ela destacou os cuidados que os motoristas devem adotar, como o uso adequado das rampas de acessibilidade e a atenção às dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência no transporte público. Mônica Costa ressaltou a importância da participação de três pessoas com deficiência no evento, para que elas pudessem compartilhar suas dificuldades.
O superintendente da ATCP, Rogério Araújo, também frisou a necessidade de conscientizar tanto os profissionais do transporte quanto a sociedade em geral sobre a importância da acessibilidade. Ele afirmou que a ação é fundamental para garantir o acesso digno das pessoas com deficiência ao transporte público.
Além disso, usuários com deficiência participaram do evento e reforçaram demandas essenciais como a implantação de sistemas sonoros nas estações, melhoria na acessibilidade das paradas de ônibus e adequação de rampas e faixas de pedestres.
Euler Rui Barbosa Tavares, pessoa com deficiência visual e membro do Compede, destacou a relevância da iniciativa e o compromisso em efetivar melhorias para as pessoas com deficiência.
Como parte da programação, os motoristas participaram de atividades práticas, incluindo a experiência de circular de ônibus com os olhos vendados, simulando a rotina de um usuário com deficiência visual. Houve também uma demonstração sobre o uso correto das rampas de acessibilidade dos veículos.
O motorista Lismar Alves, que atua há 15 anos no transporte coletivo, compartilhou sua visão sobre a importância da ação para conscientizar a todos, especialmente os motoristas. Ele ressaltou a obrigação de atender com respeito e bom senso todas as pessoas, principalmente aquelas com deficiência.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em tranbsportes