Publicado em: 5 de fevereiro de 2025
Categoria contou com 947 participantes em eventos de capacitação entre janeiro e dezembro
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Em 2024, motoristas do transporte público de Campinas (SP) somaram mais de 17 dias completos de treinamentos, focados no uso de simuladores para o treino de condução em situações de risco e simulados de sinistros (acidentes) envolvendo vítimas, além de atividades em que os profissionais ficaram vendados, para que embarcassem no ônibus como pessoas com deficiência visual e tenham uma outra perspectiva sobre a inclusão dos passageiros.
De acordo com a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), foram registradas 411 horas no total e 947 participantes de janeiro a dezembro em eventos de capacitação oferecidos pelas próprias empresas que operam no sistema de mobilidade.
“Os motoristas de ônibus são agentes fundamentais na mobilidade urbana. Eles carregam vidas diariamente e têm a responsabilidade de garantir a segurança e o bem-estar dos passageiros” explica a gerente de Desenvolvimento Institucional da Emdec, Débora Damasco.
Neste mês de janeiro de 2025, 70 profissionais participaram do curso “Motoristas em Ação – Boas práticas no transporte coletivo”, que segundo a gestora, “busca desenvolver competências comportamentais e promover um atendimento humanizado, respeitando as necessidades e características de cada usuário”.
A previsão é de que o curso conte com mais de 1,6 mil condutores até o final deste ano.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte