Publicado em: 11 de outubro de 2025
Evento gratuito da empresa reuniu mais de 230 profissionais do transporte em São Paulo; idealizado por Erbeson Freire dos Santos, encontro destacou como tecnologia, método e constância estão redefinindo a manutenção de frotas
FATIMA MESQUITA, ESPECIAL PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE
“Defina o processo, treine o time e cobre constância“ é o que prega Erbeson Freire dos Santos, fundador e CEO da MoveON, empresa de gestão estratégica de manutenção de frotas pesadas que organizou um curso-evento em São Paulo que durou o dia todo no último sábado, 04 de outubro, e movimentou o mercado.
Santos é um reconhecido consultor da área que segue a ferro e fogo o seu lema e que, talvez por isso mesmo, reuniu 236 participantes de 87 empresas para uma grande sessão de aprendizado e networking, com direito até mesmo a espaço para a exposição de produtos e serviços.

Erbeson Freire dos Santos, fundador e CEO da MoveON, quer modernizar e padronizar a gestão de manutenção das frotas de ônibus através da eficiência. Foto: Matheus Henrique Duarte Silva
Além da palestra do próprio Erbeson, outros cinco especialistas da área compartilharam seus conhecimentos no decorrer do dia. Sandro Rogério, que formou mais de 300 motoristas em sua passagem por sete empresas de transporte coletivo – em quatro delas, em posições de gerência – e que falou sobre Operação e Gestão de Pessoas, com destaque para a aplicação do direito no cotidiano das empresas.

Em seus 30 anos de experiência no sistema de transportes, Sandro Rogério teve passagem em praticamente todas as áreas da operação. Foto: Matheus Henrique Duarte Silva
A convite da MoveOn, Julian Monteiro, abordou o uso do deep learning (aprendizado profundo) e da inteligência artificial aplicada ao setor do transporte. Monteiro é o CTO da eXploreAI, a plataforma de manutenção preditiva baseada em Inteligência Artificial da Primova que oferece previsão de falhas semanais; comparação do rendimento da frota por motorista, linha, tecnologia da frota e IPK para um uso eficiente de combustível; gestão de peças com a identificação das peças trocadas antes da hora e muito mais.

Julian Monteiro é formado em Ciência da Computação pela USP com doutorado na Université de Nice Sophia Antipolis, na França, na mesma área. Foto: Matheus Henrique Duarte Silva
Ainda do time da Primova, Valter Luiz da Silva, que soma mais de 30 anos de experiência no setor de transporte de passageiros e cargas, expôs a sua visão sobre soluções de gestão de manutenção e controle de custos, com ênfase para sistemas de ponto eletrônico aplicados à frota e às operações logísticas para ampliar a previsibilidade e, ao mesmo tempo, reduzir despesas e aumentar a vida útil dos ativos das empresas de transporte.

Valter Luiz da Silva, gerente comercial da Primova, e um entusiasta da tecnologia usada de modo inteligente e prático. Foto: Matheus Henrique Duarte Silva
Outro palestrante desta jornada única foi Rodrigo Clausen, conselheiro da RAVEX, empresa de tecnologia para logística de alta performance. Clausen falou sobre logística, supply chain management e manutenção, além da solução de telemetria da Ravex, mas ampliou o escopo da discussão ao colocar em pauta reflexões sobre o futuro da mobilidade e da sustentabilidade no setor.

Rodrigo Clausen, conselheiro da Ravex, empresa dedicada à tecnologia aplicada à produtividade, eficiência e segurança na gestão de frotas. Foto: Matheus Henrique Duarte Silva
Por fim, o diretor e sócio fundador da Kontrow Tecnologia, David Faiguenboim, discorreu sobre telemetria avançada. Faiguenboim lidera o time que desenvolveu um sistema 100% brasileiro e proprietário, planejado e construído para os desafios do país, e capaz de gerar insights preventivos e preditivos para manutenção.

David Faiguenboim, diretor e sócio fundador da Kontrow Tecnologia. Foto: Divulgação
Além da imersão no conhecimento, o evento da MoveOn também abriu espaço para muito networking e confraternização. Para Igor Cardoso, Supervisor CMI da Viação Santa Brígida – tradicional prestadora de serviços de transporte urbano de passageiros na cidade de São Paulo e com cerca de 750 veículos em sua frota – o evento foi um marco: “Foi superimportante porque deu para aprender muito e conseguimos também nos conectar com vários fornecedores. Isto ajuda a verificar se a gente está sendo bem atendido e até a descobrir novas oportunidades”.

Igor Cardoso, Supervisor CMI da Viação Santa Brígida. Foto: Divulgação.
Dentre os vários profissionais presentes ao evento-curso, Lael Cavalcante de Oliveira, Diretor de Operações Viação Metrópole Paulista, Saulo Sabino de Magalhães, Gerente de TI da Viação Gato Preto, e Roberto Umada, diretor da Radial Transporte Coletivo, e ainda o Manolo Almeida, que agora faz parte do time MoveOn. Da SPTrans, estiveram presentes o analista Roberto Carlos Garcia, o técnico auditor Luís Claudio de Azevedo e ainda o engenheiro Hélio da Fonseca Cardoso.
Fátima Mesquita, especial para o Diário do Transporte