Publicado em: 27 de agosto de 2025
Programa oferece deslocamentos sem custo até delegacias, hospitais e IML, com acompanhamento da Polícia Militar
ARTHUR FERRARI
Desde janeiro de 2025, mulheres em situação de violência em São Paulo (SP) contam com a possibilidade de realizar deslocamentos gratuitos por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a empresa de mobilidade 99. Entre o lançamento da iniciativa e julho, foram registradas 205 viagens, média de uma beneficiada por dia.
O serviço funciona a partir da solicitação feita pelo 190, quando a vítima é atendida por uma policial da Cabine Lilás, equipe especializada no atendimento de ocorrências desse tipo. Durante o contato, é oferecida a opção de transporte até unidades como Delegacias de Defesa da Mulher (DDM), prontos-socorros ou o Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exame de corpo de delito.
O deslocamento ocorre com o uso de um voucher digital fornecido pela Polícia Militar, que aciona o aplicativo da 99. As agentes também acompanham em tempo real o trajeto da vítima e podem solicitar o envio de viatura para reforçar a segurança, de acordo com a gravidade da situação.
A medida integra a rede estadual de proteção e ganha destaque no Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento à violência contra mulheres.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte