22.7 C
Rondonópolis
quarta-feira, 14 maio - 00:19
- Publicidade -
Publicidade
HomeMato GrossoMunicípio já atendeu mais de 50 unidades escolares com verba emergencial

Município já atendeu mais de 50 unidades escolares com verba emergencial


Rondonópolis tem enfrentado uma crescente onda de furtos de cabos elétricos, equipamentos e componentes elétricos em prédios públicos, causando transtornos à população e prejuízos aos cofres públicos. As ações criminosas, que têm como alvo principal obras e instalações públicas, se tornaram frequentes e exigem atenção das autoridades e da comunidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra), algumas ocorrências são de menor proporção e resolvidas rapidamente pelas equipes de manutenção. No entanto, casos de maior escala demandam a elaboração de novos projetos, aprovação e abertura de processos licitatórios para reposição de materiais e reestruturação das áreas afetadas, o que resulta em custos adicionais e atrasos para o município.

Os locais mais atingidos são praças, parques e unidades de saúde. Pontos como a Unemat, Parque das Águas, Parque do Escondidinho, Miniestádio do Jardim Atlântico, Vila Mineira e Cidade Salmen estão entre os principais alvos. Além dos cabos elétricos, há registros de furtos de transformadores, o que agrava ainda mais a situação, já que a retirada desses equipamentos compromete serviços essenciais, como iluminação pública, sistemas de monitoramento e o funcionamento de unidades.

Nas unidades de saúde, o problema se agrava com o furto das tubulações de cobre dos aparelhos de ar-condicionado, como ocorreu recentemente nas ESFs Sumaré, Monte Líbano, Paineiras, Alfredo de Castro I, Parque São Jorge e Policlínica Itamaraty.

O superintendente de Obras da Sinfra, Welber Walter, explica que cada furto exige um processo complexo de recuperação. “É necessária a elaboração de um novo projeto de reforma, seguido da licitação para execução do serviço. Esse processo pode levar de 4 a 5 meses, dependendo da demanda dos engenheiros e dos trâmites burocráticos”, detalha.

A Prefeitura reforça o pedido para que a população contribua denunciando atitudes suspeitas por meio dos canais oficiais de segurança pública. A colaboração da comunidade é fundamental para coibir esse tipo de crime.

Denúncias podem ser feitas diretamente pelo telefone 190 da Polícia Militar.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments