Publicado em: 3 de agosto de 2025
Exposição “Fala Falar Falares” fica em cartaz até setembro e propõe uma imersão na oralidade da língua portuguesa
YURI SENA
A poucos passos da Estação da Luz, ponto de conexão com a Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa recebe a exposição Fala Falar Falares, em cartaz até 14 de setembro. A localização estratégica garante fácil acesso ao público que embarca em qualquer uma das estações da linha operada pela ViaQuatro.
A mostra propõe uma experiência interativa que convida os visitantes a explorar a diversidade dos sotaques e das formas de expressão oral da língua portuguesa falada no Brasil. Com curadoria da cineasta Daniela Thomas e do linguista Caetano W. Galindo, a exposição reúne instalações sensoriais, mapas sonoros, quizzes e poesias construídas a partir de nomes de cidades brasileiras.
Além de promover reflexões sobre identidade e comunicação, a exposição busca valorizar a riqueza linguística do país, destacando as nuances regionais e os caminhos da oralidade no cotidiano.
A iniciativa é da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, com patrocínio da Petrobras e da Motiva.
Serviço
Fala Falar Falares – Exposição Temporária
Museu da Língua Portuguesa (Estação da Luz)
Até 14 de setembro
Terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até as 18h)
R$ 24 (inteira) | R$ 12 (meia) | Entrada gratuita para crianças até 7 anos e para todos aos sábados e domingos
Ingressos: bileto.sympla.com.br/event/90834
Yuri Sena, para o Diário do Transporte