32.8 C
Rondonópolis
quinta-feira, 30 outubro - 16:31
- Publicidade -
Publicidade
HomeEsportesNo aniversário de Abel Ferreira no Palmeiras, 5 motivos para acreditar -...

No aniversário de Abel Ferreira no Palmeiras, 5 motivos para acreditar – ou desconfiar – de vaga na Libertadores


30 de outubro de 2025. Dia em que o Palmeiras tentará reverter um placar de 3 a 0 a favor da LDU, obtido na altitude de Quito, e carimbar a vaga para sua sétima final de CONMEBOL Libertadores. A partida decisiva terá transmissão ao vivo no Disney+ a partir das 21h30 (de Brasília).

Quis o destino que a partida mais importante do ano para o Palmeiras de Abel Ferreira caísse exatamente em uma data que se transformou em um marco na história recente do clube, do próprio treinador e, por que não, do futebol brasileiro e sul-americano.

Há exatos cinco anos, em 30 de outubro de 2020, uma sexta-feira, o até então desconhecido Abel Ferreira, que estava no PAOK, da Grécia, foi anunciado como novo treinador alviverde, contratado para ocupar a vaga de Vanderlei Luxemburgo, demitido no dia 14 daquele mês após derrota em casa para o Coritiba, por 3 a 1.

Ao longo destes cinco anos, entre (muitos) mais altos do que (poucos) baixos, o português se transformou em um dos – senão o maior – treinador da história do Palmeiras.

Ao todo foram dez títulos: três Campeonatos Paulistas, dois Brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Supercopa do Brasil, uma Recopa e…duas Libertadores. Mas, como em qualquer relação tão duradoura, nem tudo são flores. Apesar das conquistas, o Palmeiras de Abel também acumulou fracassos e traumas, principalmente nos últimos anos.

É em meio a este cenário de prós e contras que a ESPN listou cinco motivos para que o torcedor possa acreditar em uma hipotética classificação – e também cinco razões para a desclassificação se confirmar.

Por que o Palmeiras vai classificar?

Para eliminar a LDU, o Palmeiras precisa de uma vitória por pelo menos três gols de saldo para levar a decisão para as penalidades. Para carimbar a vaga no tempo normal, precisa de quatro gols.

Apesar do placar elástico, a diferença não parece ser um desafio tão impossível assim para o time de Abel Ferreira. Em 2025, o Alviverde venceu por três gols em 12 oportunidades, algo que ajuda o torcedor a se empolgar com uma possível reviravolta.

Falando em gols, o Palmeiras conta com o poderoso ataque formado por Vitor Roque e Flaco López, responsáveis por 41 gols e dez assistências em 2025, e que vive grande fase no período recente para tentar reverter o placar e levar o Verdão à final.

O fato da LDU ser um time estrangeiro é outra boa notícia para o Palmeiras. Sob o comando do português, o Verdão eliminou oito dos nove adversários internacionais que enfrentou em mata-matas de Libertadores.

Uma nova derrota no Allianz Parque também parece ser algo improvável. O Palmeiras não perde duas partidas seguidas pela competição internacional há quase dez anos. A última vez que isto aconteceu foi na edição de 2016, após dois revezes para o Nacional, do Uruguai.

Por fim, do outro lado da história, o técnico Tiago Nunes não costuma se dar bem quando vai ao Allianz Parque, uma vez que nunca venceu no local, além de ter perdido o Campeonato Paulista de 2020, sob o comando do Corinthians, nos pênaltis. Este foi o último título conquistado antes da Era Abel Ferreira.

Por que o Palmeiras não vai classificar?

O Allianz Parque não tem sido um aliado do Palmeiras, principalmente em mata-matas.

No período sob o comando de Abel, o Verdão caiu em sua casa em oito oportunidades, o que faz com que o time, mesmo com a presença maciça de seu torcedor, não dê retorno esperado em momentos importantes dos últimos anos, sobretudo na Libertadores.

Nos últimos anos, o clube acumula eliminações em casa para Athletico-PR (semifinal de 2022), Boca Juniors (semifinal de 2023) e Botafogo (oitavas de final de 2024).

Apesar de ser tratado como “time da virada” nos últimos anos, o Palmeiras precisará fazer algo inédito na história da Libertadores: reverter uma derrota por três gols de saldo em uma fase semifinal, algo que nunca antes aconteceu em mais de 60 anos de competição.

Além do retrospecto recente do próprio Palmeiras, a LDU vem de um momento especial e promete não ser uma presa fácil.

Só nesta edição de Libertadores, o time equatoriano deixou para trás o Botafogo, atual campeão, nas oitavas de final, e o tricampeão São Paulo, nas quartas de final, além de ter terminado em primeiro na chave que tinha o Flamengo.

Para piorar, o time de Tiago Nunes não sabe o que é perder por uma diferença de quatro gols, placar que o eliminaria da Libertadores, desde 14 de setembro de 2024, quando caiu para o Imbabura, por 4 a 0.

Onde assistir a Palmeiras x LDU

Palmeiras x LDU, nesta quinta-feira (30), às 21h30 (de Brasília), terá transmissão no Disney+.

Próximos jogos do Palmeiras:



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments