Publicado em: 13 de julho de 2025
Empresa nas zonas Norte e Oeste passa a ter 52 unidades em uma das garagens
ADAMO BAZANI
Mesmo avançando de forma abaixo do projetado pela gestão do prefeito Ricardo Nunes por falta de infraestrutura nas garagens e rede de distribuição, a eletrificação da frota paulistana de ônibus municipais vai aumentando.
Nesta semana, que se inicia a partir deste domingo, 13 de julho de 2025, a Nortebuss, empresa do subsistema local de linhas que atua nas zonas Norte e Oeste da cidade, vai colocar em circulação mais 26 unidases referentes a garagem 1.
Com isso, aumenta para 52 ônibus o total de elétricos para esta base operacional.
Os novos ônibus são chassis e tecnologia BYD, modelo D11, um dos mais vendidos deste tipo no País, com carroceria Caio, modelo eMillennium.
A configuração é do tamanho básico de 12 metros com três portas e segue as exigências da gerenciadora pública da prefeitura, SPTrans (São Paulo Transporte) com ar-condicionado, piso baixo, carregadores USB para celulares, piso baixo com rampa para pessoas com deficiência, espaço para cadeira de rodas com fixadores e para cão-guia, entre outros itens de acessibilidade.
A companhia deve receber mais unidades em breve nas próximas renovações ainda neste ano.
Já na zona Leste, a Transunião, que também opera parte do subsistema local de distribuição de linhas, que une bairros mais afastados a terminais de ônibus ou estações de trem e metrô, prossegue as avaliações dos testes que fez com um modelo feito na China.
Trata-se de um veículo da marca Ankai com padrão de dimensões midi (micrão), padrão muito usado nas linhas do subsistema local por ser composto de linhas alimentadoras de sistemas de maior demanda e que, têm grande parte dos trajetos com ruas mais estreitas e de difícil acesso, onde o tráfego de ônibus maiores não é possível.
Apesar de ser feito na China, o modelo já atende às especificações exigidas pela SPTrans.
O ônibus é do tipo monobloco, que integra chassis e carrocerias num bloco único e possui piso baixo total, da traseira a frente do salão interno de passageiros.
Ainda na zona Leste da cidade, a Viação Metrópole Paulista, que opera os subsistemas de articulação regional e estrutural, com ônibus padrões ou articulados, recebeu mais unidades do modelo elétrico com tecnologia total Mercedes-Benz, eO500 U, também com piso baixo, ar-condicionado, tomadas USB e controles de segurança e estabilidade.
As carrocerias são fabricadas pela Caio, modelo eMillennium.
A Metrópole Paulista faz parte do grupo econômico qir que detém a De Nigris, tradicional concessionária Mercedes-Benz.
Como mostrou o Diário do Transporte, a empresa que possui a maior frota da cidade, com cerca de 1,9 mil ônibus, comprou neste lote inicial 62 unidades do modelo, que tem sido também entre os mais vendidos deste tipo de coletivos elétricos no mercado nacional.
Relembre:
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Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Arthur Ferrari