Publicado em: 22 de novembro de 2024
BK Consultoria e Serviços Ltda lidera disputa com proposta de R$ 1,94 bilhão
YURI SENA
Nesta sexta-feira, 22 de novembro de 2024, a licitação para escolher a empresa que assumirá o transporte aquaviário no Rio de Janeiro pelos próximos cinco anos avançou mais uma etapa.
A BK Consultoria e Serviços Ltda apresentou a melhor proposta, no valor de R$ 1.949.389.000,00, superando a concorrência de outra empresa participante.
De acordo com a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, a próxima fase consiste na convocação da empresa vencedora para envio da documentação exigida, que será analisada pela comissão responsável pela contratação.
Como havia noticiado o Diário do Transporte, o sistema aquaviário contará com um modelo de concessão reformulado, elaborado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A principal mudança está na remuneração da concessionária, que será baseada na distância percorrida em milhas náuticas, substituindo a tarifa paga pelos passageiros como base de cálculo.
Relembre:
Governo do Rio de Janeiro lança licitação para o Transporte Aquaviário com nova modelagem
Com essa nova abordagem, o Governo do Estado assumirá funções estratégicas como fiscalização, definição de investimentos e pagamento à concessionária.
A receita obtida com as tarifas será utilizada para financiar parte do contrato.
Todas as linhas de barcas, incluindo os trechos Paquetá-Cocotá e Charitas-Praça XV, serão mantidas, assim como os horários, inicialmente. Aproximadamente 50 mil passageiros utilizam o serviço diariamente.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte