Publicado em: 20 de novembro de 2024
Partida da linha Sobral (CE) x Salvador (BA) foi prevista para esta quinta-feira (21) às 6h e desembarque da viagem com origem em Salvador ocorreu do lado externo pouco antes das 20h desta quarta-feira (20)
ADAMO BAZANI
Colaborou Yuri Sena
A Nova Itapemirim-Suzantur informou que o ônibus que partiu na terça-feira, 19 de novembro de 2024 às 14h30, de Salvador (BA) para Sobral (CE), realizou desembarque do lado de fora da rodoviária da cidade cearense por volta de 20h desta quarta-feira (20). A passageira estava com a filha, uma criança de colo.
Já a estreia da linha Sobral (CE) x Salvador (BA), prevista para ocorrer nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, às 6h, também pode ser realizada com embarque do lado de fora da rodoviária do Ceará.
Segundo a empresa de Santo André, do ABC Paulista, que tem retomado por arrendamento judicial as linhas que eram de responsabilidade das viações Itapemirim e Kaissara, que faliram, a situação se deve à não liberação do guichê e a não formalização do acesso dos ônibus ao interior do terminal rodoviário.
A Nova Itapemirim-Suzantur acusa o Grupo Guanabara de descumprir a determinação judicial que autorizou as operações por arrendamento, o que engloba a liberação dos guichês e demais estruturas que eram utilizadas pelas viações Itapemirim e Kaissara antes da falência.
Ao Diário do Transporte, o Grupo Guanabara, que administra a rodoviária, diz que não há nenhuma restrição de entrada dos ônibus no terminal em Sobral e que o desembarque do lado de fora foi uma decisão da Suzantur. Sobre o guichê, estão sendo tomados os procedimentos de liberação. (VEJA MAIS ABAIXO)
Ainda de acordo com a operadora de Santo André (SP), a Expresso Guanabara é responsável pelo terminal rodoviário em Sobral e foi notificada para liberar o guichê e formalizar o acesso dos ônibus.
Uma das notificações é de 30 de outubro de 2024 e foi feita pela administradora judicial da falência do Grupo Itapemirim, EXM Partners.
No documento, a EXM Partners cita a decisão judicial do arrendamento, de 21 de setembro de 2022, e uma decisão mais recente, de outubro de 2024, na qual a Justiça determina multa de R$ 10 mil por dia para quem ainda não liberou os espaços.
A notificação é direcionada à Expresso Guanabara.
À
EXPRESSO GUANABARA S/A
Rua Deputado João Adeodato, nº 179, centro, CEP 62010-450 no município de Sobral/CE
Ref.: FALÊNCIA DO GRUPO ITAPEMIRIM – TRANSFERÊNCIA DA POSSE IMEDIATA DE GUICHÊ À TRANSPORTADORA TURÍSTICA SUZANO LTDA.
(…)
Ocorre que, embora a Suzantur tenha apresentado autorização emitida pela ANTT, demonstrando o cumprimento dos requisitos técnicos operacionais necessários para a ativação das linhas no município de Sobral/CE, a Notificada, até o momento, não cumpriu a decisão judicial mencionada acima, para a devida liberação do Guichê anteriormente utilizado pela Viação Itapemirim S/A, ora falida, na Rodoviária localizada na Rua Deputado João Adeodato, nº 179, centro, CEP 62010-450 no município de Sobral/CE.
(…)
Desta forma, a Transportadora Turística Suzano Ltda encontra-se impossibilitada de utilizar a estrutura outrora ocupada pela Massa Falida do Grupo Itapemirim (guichês, salas vip, salas de cargas e encomendas, frota e outras que viessem a compor a prestação dos serviços), decorrente do contrato de arrendamento celebrado entre a Massa Falida e a Suzantur, devidamente homologado pelo Juízo Falimentar.
No momento, destaca-se que o Terminal Rodoviário de Sobral/CE é administrado pela Notificada, sendo que toda estrutura outrora pertencente à Massa Falida do Grupo Itapemirim deverá ser entregue com urgência para a Arrendatária.
Ante o exposto, considerando que até o momento a Transportadora Turística Suzano Ltda enfrenta percalços impostos pela Notificada, para utilizar a estrutura oriunda do contrato de arrendamento, inviabilizando o início das operações e causando prejuízos às Massas Falidas e aos credores, serve a presente para NOTIFICÁ-LA, a fim de que, no prazo de até 48 horas tome as medidas cabíveis a fim de que a empresa entregue e permita que a SUZANTUR utilize toda estrutura que erada Massa Falida do Grupo Itapemirim, nos Terminal Rodoviário de Sobral/CE e comunique esta Administradora Judicial, sob pena de utilização de força policial e cominação de multa aos responsáveis pelo descumprimento das decisões judicial
Sobre o acesso para os ônibus, a Nova Itapemirim-Suzantur informou que apenas houve uma mensagem por meio de “Whatsapp” de uma responsável pela rodoviária dizendo que não havia guichês disponível, mas que os veículos poderiam embarcar e desembarcar dentro da rodoviária.
Entretanto, a empresa de Santo André disse que a menagem não é um documento formal que garante o acesso.
OUTRO LADO:
O Diário do Transporte procurou o Grupo Guanabara que afirmou que não há nenhuma restrição de entrada dos ônibus no terminal em Sobral e que o desembarque do lado de fora foi uma decisão da Suzantur.
O Grupo Guanabara ainda relatou que o motorista do ônibus da Nova Itapemirim-Suzantur sequer se direcionou para o interior do Terminal. Se o fizesse, não seria barrado.
Ainda de acordo com a Guanabara, todas as empresas que têm seções oficiais em Sobral entram no terminal sem problemas.
Sobre o guichê, estão sendo tomados os procedimentos de liberação. O departamento jurídico do Grupo Guanabara está finalizando o contrato para operação do espaço.
O box da Itapemirim da rodoviária de Sobral, foi fechado e abandonado há 2 anos por falta de pagamento.
Em função da decisão judicial, a Guanabara participações, concessionária do terminal do Sobral, está providenciando o espaço, que já não existia mais, para a operação da Suzantur. O setor jurídico da Guanabara participações , está tomando as devidas providências.
Contudo embarcar e desembarcar está absolutamente livre a quem tenha autorização para seccionar na cidade em sua outorga
LINHAS RETOMADAS:
Como mostrou a reportagem, desde 04 de março de 2023, a Suzantur, com o nome Nova Itapemirim, tem retomado de forma gradativa as 125 linhas da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) que eram operadas pelas empresas viações Itapemirim e Kaissara, do Grupo Itapemirim, que tiveram falência decretada em 21 de setembro de 2022.
Até o momento, são 101 linhas retomadas, sendo que 28 somente entre os meses de outubro e novembro de 2024, entre as quais, entre Salvador (BA) e Sobral (CE).
- Rio de Janeiro (RJ) x São Luís (MA) – via Feira de Santana – Diário do Transporte
Rio de Janeiro: 28/10 às 11h – Diário do Transporte
São Luís: 31/10 às 11h- Diário do Transporte
- Feira de Santana (BA) X São Luís (MA) – via Timon (MA) – Diário do Transporte
Feira de Santana: 29/10 às 16h – Diário do Transporte
São Luís: 31/10 às 11h- Diário do Transporte
- Rio de Janeiro (RJ) X Marataízes (ES) – via Campos dos Goytacazes (RJ) – Diário do Transporte
Rio de Janeiro: 28/10 às 11h- Diário do Transporte
Marataízes: 02/11 às 11h- Diário do Transporte
- Campos dos Goytacazes (RJ) X Cachoeiro de Itapemirim (ES) – via Mimoso do Sul (ES) – Diário do Transporte
Campos dos Goytacazes: 28/10 às 15h- Diário do Transporte
Cachoeiro de Itapemirim: 02/11 às 12h- Diário do Transporte
- Campos dos Goytacazes (RJ) X Cachoeiro de Itapemirim (ES) – via Atílio Vivácqua (ES) – Diário do Transporte
Campos dos Goytacazes: 28/10 às 15h- Diário do Transporte
Cachoeiro de Itapemirim: 02/11 às 12h- Diário do Transporte
- Campos dos Goytacazes (RJ) X Muqui (ES) – via Mimoso do Sul (ES) – Diário do Transporte
Campos dos Goytacazes: 28/10 às 15h- Diário do Transporte
Muqui: 02/11 às 13h- Diário do Transporte
- Belém (PA) X Aracaju (SE) – via Salvador (BA) – Diário do Transporte
Aracaju: 01/11 às 12h30- Diário do Transporte
Belém: 04/11 às 15h- Diário do Transporte
- Salvador (BA) X Belém (PA) – via Teresina (PI) – Diário do Transporte
Salvador: 01/11 às 18h – Diário do Transporte
Belém: 04/11 às 15h- Diário do Transporte
- Teresina (PI) X Belém (PA) – via Bacabal (MA) – Diário do Transporte
Teresina: 02/11 às 14h- Diário do Transporte
Belém: 04/11 às 15h – Diário do Transporte
- Alegre (ES) X São Paulo (SP) – Diário do Transporte
Alegre: 03/11 às 15h- Diário do Transporte
São Paulo: 08/11 às 18h- Diário do Transporte
- Salvador (BA) x Rio de Janeiro – Diário do Transporte
Salvador: 05/11 às 18h30- Diário do Transporte
Rio de Janeiro: 07/11 às 19h30- Diário do Transporte
- Belo Horizonte (MG) x Brasília (DF) – Diário do Transporte
Brasília: 04/11 às 20h- Diário do Transporte
Belo Horizonte: 05/11 às 20h- Diário do Transporte
- Vitória (ES) x São José dos Campos (SP) – Diário do Transporte
Vitória: 09/11 às 20h- Diário do Transporte
São José dos Campos: 09/11 às 21h- Diário do Transporte
- São Paulo (SP) X Fortaleza (CE) – via Barro (CE) – Diário do Transporte
Fortaleza: 21/11 às 10h- Diário do Transporte
São Paulo: 24/11 às 09h- Diário do Transporte
- Rio de Janeiro (RJ) X Ipu (CE) – via Teresina (PI) e Guaraciaba do Norte (CE) – Diário do Transporte
Rio de Janeiro: 22/11 às 10h- Diário do Transporte
Ipu: 27/11 às 09h – Diário do Transporte
- Rio de Janeiro (RJ) X Feira de Santana (BA) – via Governador Valadares (MG) – Diário do Transporte
Rio de Janeiro: 22/11 às 10h- Diário do Transporte
Feira de Santana (BA): 28/11 às 11h- Diário do Transporte
- Salvador (BA) x Sobral (CE) – via Fortaleza (CE) – Diário do Transporte
Salvador: 19/11 às 14h30 – Diário do Transporte
Sobral: 21/11 às 06h00 – – Diário do Transporte
- Salvador (BA) x Recife (PA) – via Paulo Afonso (BA)/Garanhuns (PE) via BR – Diário do Transporte
Salvador: 20/11 às 13h00 – Diário do Transporte
Recife: 26/11 às 13h00– Diário do Transporte
- Timbaúba (PE) x São Paulo (SP) – via Surubim (PE) – Diário do Transporte
Timbaúba: 21/11 às 10h30 – Diário do Transporte
São Paulo: 26/11 às 10h30 – Diário do Transporte
- Campina Grande (PB) x Rio de Janeiro (RJ) – via Caruaru (PE) – Diário do Transporte
Campina Grande: 22/11 às 08h00
Rio de Janeiro: 22/11 às 15h40
- São Paulo (SP) x Governador Valadares (MG) – via Caratinga (MG) – Diário do Transporte
São Paulo: 24/11 às 09h00 – Diário do Transporte
Governador Valadares: 29/11 às 13h00 – Diário do Transporte
- São Paulo (SP) x Caratinga (MG) – via Muriaé (MG) – Diário do Transporte
São Paulo: 24/11 às 09h00 – Diário do Transporte
Caratinga: 29/11 às 15h00 – Diário do Transporte
- São Paulo (SP) x Muriaé (MG) – via Leopoldina – Diário do Transporte
São Paulo: 24/11 às 09h00 – Diário do Transporte
Muriaé: 29/11 às 20h00 – Diário do Transporte
Desde 04 de março de 2023, a Transportadora Turística Suzano (Suzantur) opera por meio de arrendamento as linhas que eram autorizadas às viações Itapemirim e Kaissara, do Grupo Itapemirim, que teve a falência decretada pelo juiz João de Oliveira Rodrigues Filho, da 1ª Vara de Falências Recuperações Judiciais do Tribunal de Justiça de São Paulo no dia 21 de setembro de 2022. Na mesma decisão da falência, o magistrado autorizou o arrendamento das linhas e estruturas, como guichês, com o objetivo de angariar recursos para os credores do Grupo Itapemirim, uma vez que a Suzantur se comprometeu a repassar 1,5% da receita de vendas de passagens, com garantia de R$ 200 mil fixos por mês. Em valores atualizados, as dívidas do Grupo Itapemirim são de R$ 2,69 bilhões, contando débitos tributários, trabalhistas, com bancos e financiamentos e com fornecedores.
A cronologia básica é:
– 21 de setembro de 2022: A Justiça de São Paulo decreta a falência do Grupo Itapemirim e, na mesma decisão, aprova o pedido de arrendamento das linhas e estrutura das viações Itapemirim e Kaissara à Suzantur (Transportadora Turística Suzano Ltda), de Santo André, no ABC Paulista. A autorização judicial foi para um arrendamento de um ano prorrogável por mais um ano, totalizando dois anos.
– 29 de setembro de 2022: É assinado o contrato de arrendamento entre a Suzantur e a massa falida do Grupo Itapemirim. O objetivo do arrendamento é gerar recursos para a massa falida.
– 05 de outubro de 2022: A administradora judicial da falência do Grupo Itapemirim, EXM Partners, protocola o contrato de arrendamento das linhas de ônibus interestaduais junto à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
– 27 de fevereiro de 2023: Depois de longa batalha jurídica contra a ANTT e empresas de ônibus concorrentes, como as que formam o Grupo Comporte (família Constantino de Oliveira), Grupo Garcia Brasil Sul (Paraná) e Grupo Águia Branca (Espírito Santo), a Suzantur (São Paulo) consegue liberação da ANTT para gradativamente retomar as operações de todas as 125 linhas de ônibus interestaduais que haviam sido paralisadas entre as gestões da família do fundador da Itapemirim, Camilo Cola, e do empresário Sidnei Piva de Jesus (que era dono da Itapemirim na data da falência)
– 04 de março de 2023: Da garagem provisória da Suzantur, em Santo André, parte o primeiro ônibus da fase de retomada de linhas. O veículo, de dois andares e quatro eixos, fez a linha São Paulo x Curitiba, inaugurando a era da administração do diretor da Suzantur, Claudinei Brogliato, frente às operações interestaduais com o nome Nova Itapemirim.
– 30 de abril de 2024: É assinado o aditivo de prorrogação por um ano do contrato de arrendamento.
O QUE VAI A LEILÃO
Em agosto de 2023, a chamada UPI Operação do Grupo Itapemirim foi avaliada em R$ 97,2 milhões (R$ 97.210.000, 00 – noventa e sete milhões, duzentos e dez mil reais).
A Setape Avaliação Patrimonial, empresa independente que fez o levantamento (relação dos bens), identificou os seguintes itens:
- 125 linhas registradas na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres),
- 39 guichês rodoviários;
- 32 ônibus (a maior parte sucateada e de baixo valor);
- 2 marcas “Itapemirim” registradas no INPI sob nº 006068421 e 007538197.
Integram a totalidade da frota atual de cerca de 200 ônibus da empresa, os seguintes modelos: Marcopolo Paradiso G7 1200, Marcopolo Paradiso New G7 1200, Marcopolo Paradiso New G7 1800 DD (dois andares), Marcopolo Paradiso G8 1200, Marcopolo Paradiso G8 1350 e Marcopolo Paradiso G8 1800 DD (dois andares).
Os chassis são das marcas Mercedes-Benz, Volvo e Scania tanto das tecnologias Euro 5 como Euro 6.
ÔNIBUS COM BAGAGEIROS MAIORES:
O chassi é da marca Mercedes-Benz, modelo O-500 RSD (três eixos) – Euro 6, feito em São Bernardo do Campo. A carroceria é da marca Marcopolo, modelo Paradiso 1350 – Geração 8 (a mais recente em produção), produzida em Caxias do Sul (RS).
Os ônibus modelo Paradiso 1350 possuem bagageiros maiores que os veículos de um piso mais usualmente empregados no mercado rodoviário, os Paradiso 1200.
Cada ônibus conta com 46 poltronas tipo semileito, porta-copos, entradas do tipo USB para carregamento de baterias de celulares; notebooks e outros dispositivos móveis em cada assento; apoio para descanso de pernas; regulagens em diferentes posições de reclinação entre outros.
Os passageiros também têm à disposição geladeiras com água à vontade, sanitário, ar-condicionado com regulagem de saída individuais, iluminação para relaxamento visual e interfone para comunicação com o motorista.
O modelo de ônibus reúne novas tecnologias como o câmbio ZF Traxon automatizado, de 12 velocidades. A tecnologia foi desenvolvida para permitir os ganhos em conforto com estas tecnologias, que proporcionam trocas de marchas mais suaves e, consequentemente, viagens sem trancos e com menos ruído.
Com capacidade volumétrica de 22 m³, o modelo pode transportar cerca de 30% a mais de bagagem que a configuração 1200, a mais habitual.
A designação 1350 se dá em alusão à altura da “saia” do ônibus que é o limite do bagageiro: 1350 mm, ou 1,35 metro. O modelo de 1200 é limitado a 1,2 metro.
A empresa Suzantur também investiu em sua nova frota para as linhas Itapemirim-Kaissara em um modelo de dois andares leito-cama.
LEITO-CAMA (DOIS ANDARES):
Cada veículo de dois andares (DD – Double Decker) é configurado com oito poltronas que possibilitam reclinação total na parte inferior e 46 assentos no piso superior, do tipo semi-leito.
Na parte inferior, além de reclinação total nas poltronas, os passageiros vão contar com serviço diferenciado que oferece mantas, iluminação especial entre outros itens de conforto.
Em ambos os andares, os ônibus oferecem nas poltronas itens como porta-copos, entradas do tipo USB para carregamento de baterias de celulares; notebooks e outros dispositivos móveis em casa assento; apoio para descanso de pernas; regulagens em diferentes posições de reclinação entre outros.
Geladeiras com água à vontade para os passageiros, sanitário, ar-condicionado com regulagem de saída individuais, iluminação para relaxamento visual, interfone para comunicação com o motorista também fazem parte do pacote presente no modelo dos ônibus para as duas categorias de serviço.
Ao Diário do Transporte, a Suzantur informou que vai participar do leilão da marca e para operação definitiva das linhas interestaduais do Grupo Itapemirim. Desde 04 de março de 2023, a empresa opera por meio de arrendamento judicial os serviços que estão sendo retomados.
“Queremos fazer parte da trajetória da marca Itapemirim tão importante não apenas para a história dos transportes rodoviários, mas presente em milhões e milhões de histórias pessoais ao longo de mais de 70 anos. A Itapemirim representa um Brasil só, um Brasil que se une, que dá as mãos. A Itapemirim cruza o Brasil, foi a porta de entrada para milhões de pessoas que partiram de suas regiões de origem e foram tentar uma vida melhor em outra parte do País, que lutaram e venceram. A Suzantur está fazendo a marca Itapemirim voltar a ter valor. São investimentos em frota de alta tecnologia, ônibus zero quilômetro, até com leito-cama. Os investimentos também são em tecnologia de segurança nas estradas, em monitoramento, em vendas de passagens, facilitando o acesso ao passageiro. Mas não podemos deixar de lado os investimentos no resgate da história da marca Itapemirim. Por isso, são desenvolvidas várias ações de preservação da memória” – diz a Suzantur.
Entre as ações de resgate e preservação da memória da Itapemirim pela Suzantur estão:
Ônibus Prefixo 70000:
Para comemorar os 70 anos da Viação Itapemirim, que se completaram em 04 de julho de 2023, a Suzantur pintou um ônibus operacional com o prefixo 70000. O veículo recebeu um dos layouts mais tracionais da empresa, nas cores creme, amarelo e branco. Segundo a Suzantur, por onde passa, o ônibus 70000 é sucesso e faz muitas pessoas relembrarem um pouco de suas histórias e de suas famílias ao verem o veículo. As primeiras imagens do veículo foram divulgadas pelo Diário do Transporte em junho de 2023.
Relembre:
Ônibus 0 km com pintura do Tribus:
Um ônibus zero quilômetro da Nova Itapemirim-Suzantur recebeu uma pintura “retrô” em homenagem a um dos ícones da história da Itapemirim: o Tribus.
O veículo faz parte de lote total de 40 unidades do modelo Marcopolo Paradiso 1350 que, entre as características principais, está o maior espaço dos bagageiros.
Em 29 de outubro de 2024, o Diário do Transporte noticiou as primeiras imagens do veículo divulgadas pela empresa.
Relembra:
O Diário do Transporte noticiou a compra destes ônibus de forma exclusiva em 21 de agosto de 2024 e que entre as 40 unidades, uma seria pintada em homenagem ao Tribus:
Relembre:
Ônibus históricos arrematados em leilão:
Em 06 de março de 2024, em um dos leilões de bens do Grupo Itapemirim, a Suzantur arrematou diversos ônibus simbólicos que remetem a diferentes momentos da história da Viação Itapemirim que já foi a maior empresa de transporte rodoviário da América Latina.
Os modelos históricos arrematados pela empresa de Santo André (SP) são:
– Caio Bela Vista urbano, ano 1968, chassi Mercedes-Benz;
– O ônibus que era usado com um “laboratório do sono móvel” para os motoristas descansarem ou se tratarem de distúrbios que impediam o profissional de dormir bem – Tecnobus ano 1992 (Stúdio do Sono). O projeto Stúdio Relax ou Stúdio do Sono foi desenvolvido pela Itapemirim em 2005 e contou com dois ônibus adaptados que passaram por diferentes bases operacionais da empresa.
– Ônibus -1992 – Prefixo 50080 – ColaBus (nome em homenagem a Camilo Cola, fundador da Itapemirim). O modelo tinha gabarito da antiga encarroçadora Busscar e chassi feito pela Itapemirim (2-12910-212).
– Ciferal “Dinossauro” Mercedes Benz O-355 ano 1981, de três eixos. Este tipo de carroceria é mais comum em chassis Scania de dois eixos. Além disso, nesta época, a Itapemirim contribuía para a consolidação do conceito de três eixos (Tribus) no mercado brasileiro de transportes rodoviários.
– Itapemirim Tecnobus – Tribus II – SBVM – 1983. Este é um dos modelos de ônibus que a própria Itapemirim produzia.
– Ônibus Scania K112 CL também Tecnobus – Tribus Ano 1986, com o encarroçamento pela Itapemirim.
Em outubro de 2024, os primeiros veículos começaram a chegar à empresa no ABC Paulista. Os dois primeiros foram o ColaBus (nome em homenagem a Camilo Cola, fundador da Itapemirim), ano 1992, o último feito pela Tecnobus, empresa da própria Itapemirim que fabricava ônibus, e o Tecnobus Tribus, ano 1992, que funcionou como um “Stúdio do Sono” para um programa de saúde dos motoristas.
– Expresso União (Grupo Comporte): R$ 1 milhão, depois R$ 1,5 milhão, pela Expresso União (empresa também do Grupo Comporte) por todas as linhas num período de até dois anos
– Viação Águia Branca: R$ 1,2 milhão pela Viação Águia Branca, do Espírito Santo, por todas as linhas num período de até dois anos
– Dono da Frotanobre: R$ 500 mil do empresário Luiz Ferreira Marangon Macedo, dono da companhia “Frotanobre”, que faliu em Juiz de Fora (MG), por 21 linhas num período de até cinco anos. O pedido foi feito pela empresa:
São Paulo/SP X Curitiba/PR;
São Paulo/SP X Rio de Janeiro/RJ;
São Paulo/SP X Nanuque/MG;
São Paulo/SP X a Ipatinga/MG;
São Paulo/SP X Teófilo Otoni/MG;
São Paulo/SP X Governador Valadares/MG;
São Paulo/SP X Muriaé/MG;
São Paulo/SP X a Cataguases/MG;
São Paulo/SP X Campos dos Goytacazes/RJ;
São Paulo/SP X Vitória/ES;
São Paulo/SP X Guarapari/ES;
São Paulo/SP X Cachoeiro do Itapemirim/ES;
Rio de Janeiro/RJ X Curitiba/PR;
Rio de Janeiro/RJ X Brasília/DF.
Rio de Janeiro/RJ X Vitória/ES;
Rio de Janeiro/RJ X Guarapari/ES;
Rio de Janeiro/RJ X Cachoeiro do Itapemirim/ES;
Belo Horizonte/MG X Brasília/DF;
Belo Horizonte/MG X Campos dos Goytacazes/RJ;
Belo Horizonte/MG X Vitória/ES;
Belo Horizonte/MG X Guarapari/ES;
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes