Publicado em: 20 de fevereiro de 2026

Pacote de obras de passarelas inclui três estruturas e custa R$ 25 milhões
ADAMO BAZANI
Foi liberada a circulação de pessoas na nova passarela do km 27 da Rodovia Castello Branco, em Barueri, na Grande São Paulo, que, inclusive, deve facilitar o acesso ao transporte público por permitir chegar a um ponto de ônibus no local.
A estrutura tem 75 metros de extensão e atendem quem está no Parque Santa Luzia (Rua Monza) e do Jardim Regina Alice;
Segundo a concessionária ViaOeste, a nova passarela conta com rampa de acesso, ponto de ônibus, gaiolas e grades de proteção, piso tátil, corrimãos e iluminação reforçada, garantindo acessibilidade e melhores condições de mobilidade para todos os usuários.
Outras obras estão em curso como a ampliação da passarela da Praça dos Artistas, que passará a ter 240 metros de extensão, melhorando a travessia de pedestres sobre o Trevo de Barueri e a Castello, conectando a Rua Duque de Caxias à Praça Cinquentenário (Jubileu de Ouro), na Vila Boa Vista.
Também está em execução a nova passarela da Praça Rotary, com 50 metros de travessia, que cruzará a Estrada dos Romeiros, atendendo diretamente a região da Vila São Luís e facilitando o deslocamento de moradores que utilizam a Praça Rotary como acesso ao centro de Barueri.
As três estruturas contarão com rampas de acesso acessíveis, abrigos em pontos de ônibus nos dois sentidos da rodovia, gaiolas de proteção e grades laterais, piso tátil, corrimãos e iluminação reforçada. O investimento total nas três passarelas ultrapassa R$ 25 milhões, segundo a ViaOeste.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


