Publicado em: 27 de outubro de 2025

Veículo 100% elétrico irá operar em via compartilhada, guiado por sensores e sistemas de controle eletrônico que dispensam os trilhos tradicionais
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A partir desta terça-feira, 28 de outubro de 2025, até quinta-feira, dia 30, o Governo do Paraná participará da Arena ANTP 2025 – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana e exibirá o novo BUD (Bonde Urbano Digital), nova tecnologia adquirida para o sistema de mobilidade das Regiões Metropolitanas.
O veículo 100% elétrico irá operar em via compartilhada, guiado por sensores e sistemas de controle eletrônico que dispensam os trilhos tradicionais, o que irá reduzir os custos de implantação e manutenção em comparação a modelos convencionais de VLT.
A previsão é de que cerca de 280 passageiros sejam transportados por vez, com o BUD atingindo uma velocidade operacional de até 70 km/h. Em um primeiro momento, a implementação do serviço deve ocorrer no eixo entre Pinhais e Piraquara.
Promovido pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), o congresso será realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, e reunirá gestores públicos, pesquisadores, empresas e especialistas de todo o Brasil e do exterior para debater o futuro da mobilidade urbana.
Por meio da Amep (Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná), o Governo do Estado também realizará o painel “Bonde Urbano Digital: Inovação tecnológica na Região Metropolitana de Curitiba”, programado para quinta-feira (30), às 16h, na Arena 2, com o diretor-presidente da agência, Gilson Santos, como palestrante.
“O Bonde Urbano Digital é um projeto que une tecnologia e eficiência para oferecer um transporte moderno, acessível e sustentável. O Paraná está na vanguarda dessa transformação e o debate na Arena ANTP será um espaço importante para compartilhar essa experiência com outras cidades e estados”, pontuou Santos.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte


