Publicado em: 24 de novembro de 2025

Veículo foi flagrado por leitor do Diário do Transporte. Tecnologia nacional promete melhor desempenho para a realidade das linhas paulistanas. Linha de produtos foi apresentada, ainda sem encarroçamento, no ARENA ANTP
ADAMO BAZANI
Colaborou Vinícius de Oliveira
O primeiro ônibus elétrico superarticulado, de até 23 metros de comprimento, com chassi 100% nacional da marca Eletra, recebeu encarroçamento e já roda em forma de testes, com motor inédito da WEG, empresa também brasileira.
A unidade foi configurada nos padrões exigidos pela SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora da capital paulista, e promete oferecer atendimento mais adequado aos diferentes perfis do sistema paulistano de linhas, com mais capacidade energética, maior rendimento e autonomia e força para enfrentar aclives e declives com elevado nível de angulação. Por ser um veículo superarticulado, com dimensões que podem variar entre 20m e 23m, a quantidade de passageiros atendida pode ser entre 165 e 180 pessoas de uma só vez, sem apertos, respeitando os limites máximos de lotação tolerados pela SPTrans e por órgãos nacionais de homologação.
A nova tecnologia da WEG promete veículos mais leves e com menores dimensões de equipamentos, ampliando assim o espaço útil e o PBT (Peso Bruto Total) disponível para ampliar a capacidade de passageiros.
A plataforma é Mercedes-Benz, mas todo faturamento e marca, com a responsabilidade comercial, passa a ser Eletra na nova linha de chassis.
Os modelos registrados com o mix de marcas Eletra/Caio/Mercedes-Benz ou Eletra/Caio/Scania (este para os veículos de três eixos, com 15m) continuam sendo possíveis também.
A novidade foi flagrada neste domingo, 22 de novembro de 2025, pelo leitor do Diário do Transporte, Paulo Jorge Dutra dos Santos, nas imediações da sede da Eletra, em São Bernardo do Campo (SP), no ABC Paulista.
Os testes estão em fase final para a comercialização em breve.
A unidade filmada pelo leitor do site recebeu carroceria Caio e-Millennium, mas novas unidades já podem receber carrocerias variadas, como o “Novo e-Millennium BRT”, modelo que deve fazer parte do lançamento dos “Corredores Verdes” da gestão do prefeito Ricardo Nunes, que, além de serem operados por ônibus 100% elétricos, incorporam outras características sustentáveis, como estações e terminais alimentados por energia solar, maior área de ajardinamento na extensão das vias dos ônibus, além de sistemas de tratamento de efluentes e aproveitamento de água de chuva. O primeiro Corredor Verde é a requalificação do Corredor 9 de Julho/Santo Amaro, que atende a 700 mil pessoas na ligação entre o centro e a zona Sul da capital, com inauguração do trecho 1, na região da 9 de Julho, prevista para este ano de 2025. Novos Corredores, ainda em construção e em projeto, também já devem nascer como Corredores Verdes.
Como mostrou o Diário do Transporte, a linha de chassis Eletra foi oficialmente lançada no Arena ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), evento sobre mobilidade que ocorreu entre os dias 28 e 30 de outubro de 2025, no Transamérica Expo Center, em Santo Amaro, zona Sul de São Paulo (SP).
Os novos chassis com a marca Eletra contemplam os principais segmentos dos transportes coletivos no Brasil e América Latina, desde midiônibus com 11,5m, passando pelos básicos (12m) e padrons (12m a 13m), até os superarticulados (20m a 23m) de alta capacidade de atendimento que, apesar das dimensões elevadas, são de fácil manobra devido ao eixo direcional traseiro que também esterça.
No mesmo evento, a WEG lançou em parceria com a Eletra uma nova célula de baterias, com mais capacidade energética, o que garante maiores autonomias e menores consumos de energia
Já novos motores e inversores permitem uma redução de peso de cerca de 350 kg e ampliação de 10 passageiros à capacidade total de transportes, dependendo da configuração de cada veículo.
Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


