28.6 C
Rondonópolis
quarta-feira, 29 outubro - 15:24
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesNovo marco regulatório do Transporte vai facilitar eletrificação da frota de ônibus,...

Novo marco regulatório do Transporte vai facilitar eletrificação da frota de ônibus, diz Ministério das Cidades


Secretário Denis Andia fala sobre eletrificação. Empresária Milena Braga Romano apresentou novidades da Eletra

Segundo Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia, tramitação avança no Congresso e vai permitir novas modelagens de contratos e negócios

ADAMO BAZANI

Além de encontrar novas formas de operação e financiamento para a prestação de serviços e transportes coletivos, o novo marco regulatório do setor vai permitir avanços também na eletrificação de frotas de ônibus.

A opinião é do Secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidade, Denis Andia, que participou na manhã desta quarta-feira, 29 de outubro de 2025, do lançamento da linha de chassis e dos serviços de consultoria chamado Eletra Consult para eletrificação de frotas, da empresa nacional fabricante Eletra, de São Bernardo do Campo (SP).

Os lançamentos ocorreram no ARENA ANTP, evento de mobilidade que ocorre na capital paulista.
“Patinando” no Congresso Nacional desde 2021, o projeto de lei do novo marco regulatório dos transportes, recebeu uma série de emendas no Senado Federal e está agora parado na Câmara.
Entre as possibilidades propostas no projeto de lei está também novos modelos de contratos entre empresas operadoras de transportes e a gestão pública.

E é neste aspecto que Andia diz que pode haver mudanças e avanços qiue devem resultar em facilitadores para a eletromobilidade, já que os atuais contratos são muito engessados e permitem poucas possibilidades de captação de recursos.

Andia disse que acredita que agora a tramitação no Congresso deve ser mais rápida.
O secretário disse ainda que o Governo Federal colocou por diversas fontes e linhas R$ 15 bilhões à deposição em financiamento para trocas de frotas de ônibus, incluindo diesel Euro 6, elétricos e outras tecnologias.

Andia também falou que um dos caminhos para melhorar os transportes urbanos que é vislumbrado pelo Ministério das Cidades num plano de 30 anos a criação de BRTs Verdes, ou seja, corredores de ônibus de alta demanda não apenas com veículos menos poluentes, mas também com conceitos de reduções de impactos ambientais, como estações e paradas que contam com energia solar e estruturas com destinação de efluentes e reutilização e tratamento de águas de chuvas.

Já segue este conceito, por exemplo, o projeto de Corredores Verdes do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, que prometeu inaugurar o primeiro trecho, que é a requalificação do Corredor Nove de Julho/Santo Amaro, ainda neste ano, na região central da capital paulista l.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments