Publicado em: 5 de dezembro de 2024
‘Comprei e Não Usei’ é um marketplace que chega com a promessa de eliminar aquelas peças sem uso que estão acumulando poeira nas prateleiras do almoxarifado dos operadores de transporte
ALEXANDRE PELEGI
Portal Comprei e Não Usei é um marketplace que chega com a proposta de eliminar aquelas peças obsoletas, que outra empresa pode usar, e que estão acumulando poeira nas prateleiras do almoxarifado das operadoras
Quem gerencia frota vive na prática o impacto negativo que essas peças de reposição já sem uso no estoque podem ter no fluxo de caixa de uma empresa. Uma pesquisa de 2023 da Deloitte chega a pontuar que o gerenciamento de estoque muitas vezes afeta o lucro operacional em cerca de 30%, enquanto a otimização do estoque pode gerar uma economia de até 10% nos custos anuais com peças. E é aí que entra a novidade que acaba de ser lançada no mercado: o portal Comprei e Não Usei.
O Comprei e Não Usei é um marketplace que chega com a promessa de eliminar aquelas peças sem uso que estão acumulando poeira nas prateleiras do almoxarifado dos operadores de transporte. O portal foi criado pela dupla Christiano Lino e Alexandre Amaral depois do sucesso da SS Telemática, uma empresa especializada em gestão de frota e economia de diesel que o duo abriu e, após dez anos de sucesso, foi adquirida pela canadense Modaxo.
Com o conhecimento acumulado por essa experiência vencedora, o dueto baseado em Nova Lima, a 20 km da capital mineira, passou a focar em outro ponto cego da operação de frotas. “Sempre que há uma renovação de frota, as peças adquiridas para os modelos antigos viram dinheiro parado. Até agora, o caminho para reverter essa perda tem sido colocar o setor de compras para fazer contatos via WhatsApp e torcer para achar um interessado naquela peça, e vender quase que de graça, bem abaixo de mercado”, explica Lino que ainda conclui: “Nós enxergamos esta dor e desenvolvemos uma solução robusta que já está de pé e crescendo.”
Eficiência, economia e até responsabilidade ambiental
A Comprei e Não Usei é uma plataforma especializada em conectar vendedores de peças estocadas e sem uso a compradores que estão à procura daquele exato modelo para a manutenção dos seus veículos, criando assim um ambiente de negócio onde todo mundo ganha: o vendedor recupera dinheiro e espaço; o comprador adquire uma peça nova de boa procedência a um preço camarada e tudo isso acontece com segurança, sem risco para nenhuma das partes.
Além disso, Christiano Lino ressalta que o Comprei e Não Usei tem um fator verde. Afinal de contas, dar uso a peças já produzidas alimenta a economia circular, com a eliminação do desperdício e diminuição do nosso impacto ambiental, estando assim bem alinhada ao conceitos de ESG. Nos 10 anos de atividade, a empresa ajudou as operadoras a economizar o equivalente a cerca de 200 milhões de litros de diesel.
Sucesso imediato
A novidade surgiu há poucos meses, mas já tem no site mais de R$ 10 milhões de peças à disposição do público e a expectativa dos criadores do Comprei e Não Usei é de que a empresa chegue a movimentar R$ 50 milhões nos próximos cinco anos – uma meta tangível na esfera do digital, onde a escalabilidade é coisa corriqueira, e que torna-se mais factível ainda justamente porque o portal, apesar de tão novo, já tem na carteira de clientes pesos pesados como a Saritur, Santa Edwiges, Rouxinol, Coordenadas e JCA (grupo que inclui Cometa, 1001 e Catarinense dentre outras).
Mas para turbinar essa jornada, a equipe do Comprei e Não Usei tem investido pesado em duas outras frentes. De um lado, a empresa tem feito parcerias importantes com outros canais de vendas de peças em geral, como Mercado Livre, 99kote e Mercado na Rede. Tem também trabalhado, e anunciando pesado no Marketing digital, as peças do seu catálogo no Google, para garantir que qualquer pesquisa por uma peça disponível no site do Comprei e Não Usei ganhe destaque nos resultados de busca, turbinando assim as vendas.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes