29 C
Rondonópolis
segunda-feira, 12 janeiro - 18:24
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesNovo tipo de robô da Volkswagen em Resende (RJ) aumenta em 10%...

Novo tipo de robô da Volkswagen em Resende (RJ) aumenta em 10% a produtividade para fabricação de ônibus e caminhões


Segundo montadora, tratam-se de dispositivos de transporte de peças para abastecimento da linha de montagem que operam de forma 100% autônoma, seguindo rotas pré-definidas

ADAMO BAZANI

A Volkswagen Caminhões e Ônibus informou nesta segunda-feira, 12 de janeiro de 2026, que novos robôs que passaram a funcionar na planta, em Resende (RJ), aumentaram em 10%, aproximadamente, o nível de produtividade de veículos pesados.

Segundo a montadora, em nota, tratam-se de dispositivos de transporte de peças para abastecimento da linha de montagem que operam de forma 100% autônoma, seguindo rotas pré-definidas.

A empresa diz que estes novos equipamentos fazem parte da estratégia na indústria 4.0.

A operação ocorre de forma independente de marcadores físicos e capazes de desvios em tempo real.

A tecnologia é conhecida como robô móvel autônomo (ou AMR da sigla em inglês).

Em nota, o gerente de Logística, Eduardo Ururahy, diz que outros processos de produção de ônibus e caminhões devem ser robotizados.

“Esses ganhos elevam a confiabilidade do processo e criam as bases para uma expansão contínua de sistemas independentes, já que estão alinhadas às diretrizes de Indústria 4.0 e aos compromissos de sustentabilidade da empresa, promovendo uma operação mais inteligente, limpa e automatizada” disse.

No mesmo comunicado, a Volkswagen Caminhões e Ônibus informou ainda que os investimentos em tecnologia é para que os funcionários se dediquem mais em atividades que exijam mais habilidades, deixando para robôs e sistemas automatizados as funções que exigem trabalhos repetitivos.

O AMR foi projetado do zero, respeitando as particularidades da operação e contando com tecnologias avançadas de navegação, sendo: mapeamento de áreas não estruturadas, maior capacidade de atuação em layouts variáveis e imprevisíveis, design otimizado para garantia de segurança e um braço compatível com os carrinhos logísticos já existentes. Destaca-se também pela otimização de tempo para que os colaboradores se concentrem em atividades de maior valor agregado, enquanto o robô assume tarefas repetitivas de transporte interno.

 Essa aplicação também reduz a necessidade de movimentação manual de peças, diminuindo desgaste e riscos ergonômicos, além de melhorar o fluxo de abastecimento entre áreas de estoque e pontos de consumo da produção, evitando atrasos e criando maior padronização logística. A solução nasceu de um estudo aprofundado realizado para identificar oportunidades reais de transformar processos logísticos com tecnologias autônomas. O objetivo da VWCO é consolidar um ecossistema tecnológico capaz de responder às demandas crescentes de eficiência, responsabilidade e sustentabilidade, preparando a fábrica para os desafios do futuro.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments