22.8 C
Rondonópolis
segunda-feira, 20 outubro - 06:44
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesNovos abrigos de ônibus começam a ser instalados no corredor da Osvaldo...

Novos abrigos de ônibus começam a ser instalados no corredor da Osvaldo Aranha, em Porto Alegre (RS)


Intervenção faz parte de parceria público-privada que modernizará 13 estações e mais de 220 paradas ao longo do eixo até a avenida Saturnino Brito

ARTHUR FERRARI

Teve início em Porto Alegre (RS) a substituição dos abrigos de parada na estação Instituto de Educação/UFRGS, nos dois sentidos da avenida Osvaldo Aranha, no bairro Farroupilha. A iniciativa faz parte da requalificação de 13 estações de ônibus distribuídas ao longo dos sete quilômetros do corredor que conecta a rua Sarmento Leite à avenida Saturnino Brito, no eixo Osvaldo Aranha–Protásio Alves.

O projeto integra uma Parceria Público-Privada entre a Prefeitura e a concessionária Eletromidia, responsável pela instalação e manutenção das estruturas, sem custos diretos para o município. Serão implantados 226 módulos de abrigo, sendo 50 na Osvaldo Aranha e 176 na Protásio Alves.

Os novos equipamentos oferecem piso podotátil, tomadas USB para recarga de celulares, iluminação artificial, assentos, proteção contra chuva e vento, espaços reservados para pessoas com deficiência e apoio isquiático — estrutura que auxilia na locomoção e no descanso de usuários com mobilidade reduzida. As paradas também contarão com QR Codes que permitem o acompanhamento, em tempo real, da localização dos ônibus via GPS.

Entre janeiro e setembro, a Eletromidia já havia instalado 285 abrigos em diferentes regiões da capital, sendo 171 do tipo A, com quatro assentos, e 114 do tipo B, com três assentos.

A estação Instituto de Educação/UFRGS atende mais de 40 linhas municipais e metropolitanas em dias úteis, como a 343 Campus/Ipiranga, a E378 — 100% elétrica — e a T7 Nilo/Praia de Belas. As próximas a receberem melhorias serão as estações Araújo Vianna e Hospital de Clínicas.

De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, as intervenções representam um avanço na infraestrutura do transporte coletivo. “Essas melhorias trazem mais conforto e segurança para quem utiliza diariamente os ônibus para se deslocar pela cidade. A qualificação dos abrigos também reflete o compromisso da prefeitura em tornar o sistema de transporte público mais moderno, acessível e conectado às necessidades da população”, afirmou.

O projeto integra o programa Mais Transporte, voltado à modernização do Sistema Municipal de Transporte Público e de Circulação (SMTPC), com foco em conforto, acessibilidade e informação aos passageiros.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments