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Novos radares começam a operar nas rodovias da EcoNoroeste em Matão e Itápolis (SP) a partir desta sexta-feira (31) 


Foto: Divulgação

Medida realizada em trechos das rodovias Brigadeiro Faria Lima (SP-326) e Laurentino Mascari (SP-333), visa aumentar a segurança nas estradas da região 

YURI SENA

A EcoNoroeste, concessionária responsável pela administração das rodovias no interior de São Paulo, anuncia a instalação de dois novos radares a partir de sexta-feira, 31 de janeiro, em trechos das rodovias Brigadeiro Faria Lima (SP-326) e Laurentino Mascari (SP-333). 

A medida visa aumentar a segurança nas estradas da região e reduzir acidentes.

Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326) – Quilômetro 302+530m, pista sul, no sentido Jaboticabal-Matão, em Matão. A velocidade máxima permitida será de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos pesados.

Rodovia Laurentino Mascari (SP-333) – Quilômetro 180+250m, pista leste, no sentido Itápolis-Taquaritinga, em Itápolis. A velocidade máxima permitida será de 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para pesados.

Esses radares fazem parte de um projeto maior que prevê a instalação de 45 equipamentos ao longo de diversos trechos administrados pela EcoNoroeste. O plano, que já está em andamento, será concluído com a instalação de um radar a cada 10 quilômetros de estrada, abrangendo 17 cidades da região, incluindo São Carlos, Araraquara, Matão, Itápolis e Taquaritinga.

O aumento do número de radares tem como principal objetivo melhorar a segurança nas rodovias, diminuindo a gravidade e a fatalidade dos acidentes. Segundo dados da EcoNoroeste, em 2024, houve uma redução de 29% na gravidade dos acidentes e uma diminuição de 19% nas fatalidades. No último trimestre de 2024, a redução de acidentes fatais foi de 57%.

A concessionária realizou um mapeamento das áreas de maior risco e essas localizações foram previamente aprovadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP), que também será responsável pelo processamento e aplicação das multas.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte





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