Publicado em: 16 de dezembro de 2025

Com isso, frota cresce para cerca de 1,2 mil veículos a eletricidade contando com trólebus, menos da metade apenas da meta para 2024
ADAMO BAZANI
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, apresenta nesta quarta-feira, 17 de dezembro de 2025, mais 140 ônibus elétricos a bateria para a cidade.
O evento será pela manhã na Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, na zona Oeste da capital paulista.
Serão veículos de diferentes empresas operadoras e marcas, como BYD, Eletra, Marcopolo e Mercedes-Benz (em ordem alfabética).
Com isso, a cidade passa a ter cerca de 1,2 mil coletivos a eletricidade, contando com 189 trólebus, menos da metade da meta para até dezembro de 2024.
Agora, a nova meta, para a gestão 2025-2028 é a inclusão de mais 2,2 mil coletivos, mas não somente elétricos, considerando outras tecnologias alternativas ao diesel, como Gás Natural/biometano (combustível obtido na decomposição de resíduos).
O principal motivo para o não cumprimento da meta, segundo a prefeitura, é que a ENEL não adequou a rede de distribuição, elevando a potência de baixa para média ou alta tensão nos bairros. Sem esse ajuste, se 50 ônibus elétricos ou mais carregarem as baterias ao mesmo, pode cair o fornecimento de energia para as casas das pessoas, hospitais, igrejas e comércios.
Desde 17 de outubro de 2022, as viações não podem mais comprar ônibus 0 km a diesel. Como houve dificuldade de renovação com elétricos, a frota atual foi envelhecendo e a gerenciadora da prefeitura, SPTrans (São Paulo Transporte) elevou a tolerância da idade máxima de cada ônibus de 10 anos para 13 anos.
Mas parte destes problemas está se revertendo.
Proprietária da fabricante que forneceu a maior parte dos ônibus elétricos em circulação hoje em São Paulo, a diretora-presidente da Eletra Industrial, Milena Braga Romano, diz que o ritmo de eletrificação deve avançar agora na cidade de São Paulo. Somente a empresa tem mais de 600 encomendas para a capital paulista.
Milena disse acreditar que por causa de São Paulo, até o fim de 2026, o Brasil terá a maior frota de ônibus elétricos da América Latina, ultrapassando Chile e Colômbia.
Relembre:
Atualmente, a marca Mercedes-Benz responde pelo maior fornecimento do ano, com o modelo eO500 U, próprio da marca, além de manter parceria com a Eletra.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


