29.7 C
Rondonópolis
quinta-feira, 18 dezembro - 15:14
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesNunes diz que intenção é não dar reajuste real, com correção pela...

Nunes diz que intenção é não dar reajuste real, com correção pela inflação


Em entrevista durante entrega de ônibus elétricos, o prefeito de São Paulo afirmou também que o ideal é não ter aumento, porém vai analisar planilhas da SPTrans e conversar com Tarcísio de Freitas

ADAMO BAZANI

Colaboraram Arthur Ferrari e Vinícius de Oliveira

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, disse na manhã desta quarta-feira, 17 de dezembro de 2025, que deve receber as planilhas da gerenciadora dos transportes da capital paulista, a SPTrans (São Paulo Transporte), sobre os custos dos serviços.

Com isso, será possível concluir os estudos sobre o eventual aumento de tarifa de ônibus já em janeiro de 2026.

A intenção, segundo o prefeito, é que não haja um reajuste real, apenas uma correção da inflação.

Entretanto, são essas planilhas que devem definir os reais índices, mas não serão levadas em conta somente os números da planilha.

Segundo o prefeito, o ideal mesmo é que houvesse um congelamento, mas provavelmente não será possível.

Assim, além dos dados levantados pela SPTrans, haverá conversas com o governador Tarcísio de Freitas, a respeito das tarifas de metrô, trens e ônibus metropolitanos.

Apesar de não haver uma vinculação direta, sempre se busca, segundo Nunes, um equilíbrio entre os ônibus municipais e os transportes metropolitanos, ambos que possuem integração principalmente entre os ônibus SPTrans e o sistema de trilhos.

“Com relação à questão dos estudos da correção da tarifa, a gente sempre no final do ano recebe os estudos da SPTrans, que traz todo um panorama com relação à questão ao custeio do sistema, a questão do dissídio, a questão do preço de diesel, a questão de pneus e também da questão do que a gente tem de possibilidade de arrecadação por conta da tarifa. Eles não me apresentaram ainda, então eu não tenho essa resposta para te dar. Normalmente, eles me apresentam isso depois do dia 20, porque pega todo o histórico do ano e assim que eles me apresentarem, a gente senta com o Governo do Estado, que tem a questão do metrô também, não tem uma vinculação, mas até por uma questão de integração, a gente senta para poder falar e aí a gente vai apresentar se a gente vai ter ou não. Uma coisa que eu acho que a gente vai trabalhar bastante é para que não tenha aumento real. O ideal é manter congelada a tarifa. Se a gente não conseguir, que a gente não passe da inflação, mas isso vai depender dos estudos que eles vão estar me trazendo para a gente poder colocar. E é bom destacar que a tarifa de São Paulo é a menor tarifa aqui da região metropolitana. Todas as cidades do entorno têm a tarifa de R$ 5,60, R$ 5,40, têm tarifa de R$ 5,80, a nossa é R$ 5,00, então a gente mantém essa tarifa bem reduzida e de que se nós não tivéssemos o subsídio, que no ano passado foi de R$ 6 bilhões, a tarifa seria aproximadamente R$ 9,00, então a gente mantém em R$ 5,00 para poder fazer com que as pessoas tenham mais acesso ao transporte público e a prefeitura vai continuar, tem capacidade de manter o subsídio, mas também a gente precisa equilibrar para não tirar dinheiro da saúde, não tirar dinheiro da habitação, não tirar dinheiro da segurança, cada área podendo fluir de uma forma responsável”, comunicou o prefeito Ricardo Nunes.

As declarações foram dadas na manhã desta quarta-feira (17) durante a apresentação de 140 ônibus elétricos para a cidade. A frota sobe agora para 1.149 veículos desse tipo, abaixo da meta.

Como já havia mostrado o Diário do Transporte, o atraso na eletrificação dos ônibus da cidade será levado em conta na abertura do processo de caducidade contra a Enel, anunciada na última terça-feira (16).

Relembre:

Governos Lula, Tarcísio e Nunes se unem contra ENEL em São Paulo e Aneel vai abrir processo de caducidade de contrato. Além de apagões, ônibus elétricos atrasaram

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaboraram Arthur Ferrari e Vinícius de Oliveira



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments