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“O BRT Sorocaba é o primeiro sistema no Brasil concebido do zero por concessão plena”, diz gerente de Operação em entrevista exclusiva


Foto: Alexandre Pelegi/Diário do Transporte

Diário do Transporte esteve em Sorocaba para conhecer de perto os cinco anos do sistema, que já transportou mais de 80 milhões de passageiros e se prepara para receber ônibus elétricos

ALEXANDRE PELEGI

Colaborou Arthur Ferrari

No último dia 30 de agosto, o BRT Sorocaba completou cinco anos de operação. Para marcar a data, o Diário do Transporte esteve nesta quarta-feira, 03 de setembro de 2025 na cidade paulista para conhecer de perto a estrutura e conversar com Paulo Roberto, gerente de Operação do sistema. Em entrevista exclusiva, ele detalhou os avanços da frota, a tecnologia embarcada, os planos de sustentabilidade e os próximos passos para consolidar Sorocaba como referência nacional em mobilidade urbana inteligente.

O BRT Sorocaba é o primeiro contrato do Brasil em que o concessionário construiu toda a infraestrutura, implantou corredores e estações, adquiriu os ônibus e assumiu a operação e manutenção”, destacou Paulo Roberto. “Isso nos dá uma responsabilidade enorme, mas também a oportunidade de mostrar que é possível entregar um transporte coletivo de padrão elevado fora das capitais.”

Estrutura e operação

Segundo o gerente, o sistema conta hoje com 120 ônibus climatizados e conectados, distribuídos em quatro tipos: 21 superarticulados, 31 articulados, 10 veículos padrão e 53 convencionais.

A rede dispõe de 23 estações e três terminais principais (Vitória Régia, São Bento e Ipiranga), além de um mini terminal no bairro Tatiana.

A malha soma 14,3 km de corredores exclusivos e 40,6 km de corredores estruturais. A segurança e o monitoramento ficam a cargo de um robusto aparato tecnológico: são cerca de 839 câmeras embarcadas nos ônibus e mais de 1.100 espalhadas em estações e corredores.

 

“Somos 100% responsáveis pela operação e manutenção de veículos, estações, vias, obras civis, pavimento, pintura, iluminação e tecnologia. O contrato de concessão é de 20 anos – já cumprimos cinco e ainda temos 15 pela frente”, explicou.

Sustentabilidade e inovação

A modernização da frota também foi pauta da entrevista. O sistema recebeu recentemente 47 veículos Euro 6, menos poluentes, junto com a inauguração do eixo Oeste.

Para os próximos anos, o gerente destacou a previsão de chegada de cerca de 50 ônibus elétricos, adquiridos pela prefeitura com recursos do PAC Renovação de Frotas e com previsão de entrega até 2026.

“A chegada dos elétricos será um divisor de águas. Sorocaba vai mostrar que é possível combinar tecnologia, sustentabilidade e confiabilidade operacional em um mesmo sistema”, disse.

“Estamos planejando carregadores não apenas na garagem, mas também em todos os terminais, para garantir autonomia total e evitar qualquer risco de descontinuidade no serviço. O passageiro não pode ser penalizado por problemas de infraestrutura.”

Tecnologia a serviço do passageiro

Entre as inovações apresentadas, Paulo Roberto citou a carteira digital Cittamobi, o chatbot no WhatsApp e o programa Parada Amiga.

O passageiro de hoje não aceita mais a incerteza. Quer saber em tempo real onde está o ônibus, quanto tempo falta para chegar e ter a segurança de que conseguirá completar o trajeto sem imprevistos. É isso que buscamos entregar diariamente.”

Criamos também o Parada Amiga, que identifica situações de risco em pontos estratégicos e aciona nosso CCO. Muitas vezes conseguimos prevenir problemas antes mesmo de acontecerem. Isso dá uma tranquilidade enorme, principalmente para mulheres e adolescentes.”

A integração com bicicletas também é parte da lógica de intermodalidade. “Todos os nossos terminais têm bicicletários vigiados 24 horas. O usuário pode deixar a bicicleta em segurança e seguir viagem de ônibus, sabendo que encontrará o mesmo padrão de qualidade.”

Impacto na vida da cidade

O gerente ressalta que os ganhos para a população são concretos: “Antes, um deslocamento bairro–centro levava 50 minutos; hoje é feito em cerca de 30 minutos. Isso significa mais tempo em casa, mais tempo com a família. O transporte coletivo precisa ser visto como parte da qualidade de vida da cidade.”

“Nosso índice de cumprimento de viagens é de 99,99%. Esse número mostra que não se trata apenas de promessa. É um resultado que, pelo que sabemos, é praticamente inédito em sistemas de transporte no mundo.”

Próximos passos

O futuro do BRT Sorocaba inclui a implantação de semáforos inteligentes, que devem reduzir ainda mais os tempos de viagem e melhorar o fluxo viário.

“Mobilidade urbana é dinâmica. Sempre haverá novos desafios, mas também novas soluções. Nosso papel é manter o sistema em constante evolução.”

Com investimento inicial de R$ 475 milhões e um modelo de concessão pioneiro no Brasil, o sistema já ultrapassou a marca de 80 milhões de passageiros transportados e se apresenta como um dos principais cases nacionais de mobilidade urbana inteligente.

Destaques da entrevista com Paulo Roberto:

  • Concessão plena: concessionária é responsável por toda a operação, manutenção e infraestrutura.
  • Frota de 120 ônibus, todos climatizados e conectados.
  • 23 estações, três terminais e 55 km de corredores.
  • Mais de 1.900 câmeras em veículos, estações e vias.
  • Previsão de chegada de 50 ônibus elétricos até 2026.
  • Índice de cumprimento de viagens de 99,99%.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Colaborou Arthur Ferrari



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