Cinco equipes chegaram até a última rodada do Brasileirão brigando ponto a ponto contra o rebaixamento. Internacional, Santos, Ceará, Fortaleza e Vitória ainda correm riscos de queda. Dois deles farão companhia para Juventude e Sport, rebaixados com antecedência.
Para se afastarem do Z-4 e permanecerem na elite do futebol brasileiro, os times em questão buscam combinações favoráveis na rodada de encerramento da competição. O que cada um precisa para se salvar? O ESPN.com.br explica os cenários e as chances matemáticas.
Uma vitória sobre o Cruzeiro é o cenário mais simples para o Peixe, que garante a permanência na Série A chegando aos 47 pontos.
Caso empate, atinge os “mágicos” 45 e também escapa. A derrota, por outro lado, faz com que a equipe de Juan Pablo Vojvoda precise torcer contra Ceará (43), Fortaleza (43) e Vitória (42).
A equipe cearense, se vencer o Palmeiras, confirma a permanência na elite alcançando os 46 pontos. Um empate faz o time olhar para os outros jogos, “secando” o rival Leão do Pici, o Vitória e também o Internacional, que se vencerem podem ultrapassá-lo.
A derrota também coloca o Ceará em um cenário complicado, já que pode ser empurrado para baixo em caso de resultados positivos dos demais.
Caso vença o Botafogo, não cai mais, já que alcançaria os 46 pontos. Um empate faz com que o Tricolor chegue aos 44, precisando torcer contra Inter (41), Vitória (42) e Ceará (43), necessitando que esses times não vençam seus jogos.
Se perder, o Fortaleza deseja que Inter e Vitória empatem ou percam seus confrontos.
Primeiro time dentro do Z-4, precisa vencer o São Paulo e torcer por uma combinação de resultados para não cair. Com 42 pontos, chegaria aos 45.
Se empatar, precisa que Fortaleza (43) e Ceará (43) percam. Uma derrota rebaixa o Vitória.
O Colorado vive um momento complicado. Uma vitória sobre o Red Bull Bragantino na última rodada deixa a equipe de Abel Braga torcendo contra os adversários diretos, já que chegaria apenas aos 44 pontos.
Um empate ou uma derrota rebaixam o time diretamente, já que os clubes acima possuem maior quantidade de pontos.
Chances matemáticas na reta final:
-
Santos: 1,8% de chance de rebaixamento
-
Ceará: 21,2% de chance de rebaixamento
-
Fortaleza: 45,6% de chance de rebaixamento
-
Vitória: 61,5% de chance de rebaixamento
-
Internacional: 70% de chance de rebaixamento


