Três campeões do Campeonato Brasileiro chegarão à última rodada com chances de rebaixamento à Série B: Atlético-MG, Fluminense e Athletico-PR. Segundo a matemática, porém, a maior probabilidade de queda é do Red Bull Bragantino, que se juntaria a Criciúma, Cuiabá e Atlético-GO, que já caíram.
Nas probabilidades calculadas pela Opta, a chance de o Bragantino acabar rebaixado na última rodada do Brasileirão é de 52,7%. Com 41 pontos e na 17ª colocação, abrindo o Z-4, o time, contudo, depende apenas de suas próprias forças para se salvar, bastando uma vitória, em casa, contra o Criciúma.
A segunda maior probabilidade de queda é do Athletico-PR, 26,5%. A equipe tem 42 pontos e está no 16º lugar. A vitória, fora de casa, sobre o Atlético-MG, também é suficiente para a salvação. Já em caso de empate ou derrota, dependeria dos resultados do Bragantino ou do Fluminense.
Os cariocas chegam à última rodada com 16,1% de chances de queda. Vitória ou empate, fora de casa, contra o Palmeiras salvam o Fluminense, mas, em caso de derrota, é preciso torcer para o Bragantino não vencer ou o Athletico-PR não pontuar diante do Galo em Minas Gerais.
Fechando as probabilidades do rebaixamento, o quarto time que pode cair, o Atlético-MG, tem 4,6% das chances de acabar no Z-4. A combinação que leva o Galo à Série B é a seguinte: derrota para o Athletico-PR, vitória ou empate do Fluminense contra o Palmeiras e vitória do Bragantino diante do Criciúma.