Líder da Premier League, o Arsenal entra em campo neste sábado (13), para enfrentar o lanterna Wolverhampton, em duelo com transmissão ao vivo do Disney+ no Plano Premium a partir das 17h (de Brasília), com uma arma inesperada.
Sem dois de seus principais atacantes e com Viktor Gyorekes, contratado junto ao Sporting por uma fortuna, ainda sem empolgar o torcedor, a função de 9 vem sendo desempenhada por alguém que não era esperado: Mikel Merino, volante espanhol contratado em 2024 após brilhar pela Real Sociedad e também no título de sua seleção na Eurocopa.
No início da temporada, a expectativa era que a posição fosse dominada por Gyokeres, que após bater o recorde de gols na Europa no último ano, segue sem brilhar na Inglaterra e marcou apenas quatro gols em 13 jogos. Na sua ausência, outros nomes cotados para a posição eram o de Gabriel Jesus e Kai Havertz, ambos machucados e que mal atuaram até aqui.
Por tudo isso, Mikel Arteta precisou buscar soluções fora da cartilha tradicional e apostou em seu compatriota e homônimo. A adaptação começou ainda na última temporada, mas ganhou ainda mais potência em 2025. Merino, que chegou para fortalecer o meio-campo, assumiu um papel avançado com naturalidade, inteligência e, sobretudo, números. Na atual temporada, o espanhol soma 27 jogos e 11 gols — seis pela seleção da Espanha e cinco pelo Arsenal (dois na Champions League e três no Campeonato Inglês).
Os mais recentes vieram em momentos decisivos: o gol no clássico contra o Chelsea, garantindo o empate por 1 a 1 em Stamford Bridge, e o que abriu caminho para a vitória por 2 a 0 sobre o Brentford, no último fim de semana. Além da presença no placar, Merino ainda soma três assistências na Premier League, reforçando o impacto multifuncional.
O encaixe não é casual. Merino tem leitura de jogo e chegada na área acima da média para um meio-campista, e Arteta passou a explorar isso com frequência. Contra o Brentford, sua atuação foi elogiada de forma efusiva pelo treinador.
“Ele foi imenso novamente. A maneira como marcou, super inteligente. O timing, a forma como conquista a posição e a execução. Mas a atuação geral, com a bola, sem a bola… Lembro-me de uma jogada em que ele passou a bola para o Martin (Odegaard) nas costas da defesa. O Martin não correu atrás dela, percorreu 40 metros até a bandeirinha de escanteio e voltou, recuperou a bola. Ele está em todo lugar. E o gol dele, com esse ótimo momento que está vivendo, torna o time muito melhor”.
Essa sua inteligência deve ser mais fundamental ainda neste sábado, já que o rival, com apenas 2 pontos somados, certamente jogará de maneira bastante fechada, praticamente sem dar espaços para o líder dentro do Emirates Stadium.
Mais Premier League, Barcelona em LALIGA, final na Argentina e boxe!
A partida entre Arsenal e Wolverhampton é a última de quatro jogos do sábado na Premier League na tela do Disney+.
Às 11h, a bola rola para Chelsea x Everton e Liverpool x Brighton. Às 14h30, tem Burnley x Fulham.
Na mesma hora, tem partidaça também por LALIGA, com Barcelona e Osasuna se enfrentando.
Às 16h45, o destaque vai para o Campeonato Italiano, com o jogo entre Atalanta e Cagliari.
Às 21h, a Argentina vai parar com a final do Torneio Clausura, entre Racing e Estudiantes.
E para fechar o sábado, à meia-noite, tem boxe, com o confronto entre Jose Salas, do México, e Landile Ngxeke, da África do Sul.


